Quando se fala de grandes fortunas, o proeminente nome de Jacqueline Mars não pode ficar de fora. Afinal de contas, a empresária estadunidense se destaca como uma das mulheres mais ricas do mundo

Herdeira de um verdadeiro império do ramo alimentício, hoje, sua fortuna ultrapassa a marca dos 38 bilhões. Mais do que cifras expressivas, sua figura se destaca por um papel de relevância na Mars Incorporated, empresa que, sob sua liderança, se consolidou como uma das mais renomadas e sólidas do planeta.

Neste artigo, o Melhor Investimento apresenta o perfil de Mars, explorando detalhes de sua trajetória pessoal e sua influência na Mars Inc. Continue acompanhando para saber mais.

Sobre Jacqueline Mars 

Jacqueline Badger Mars é uma empresária e investidora estadunidense, mais conhecida por ter herdado e liderado a Mars Incorporated, uma das maiores produtoras de chocolates e rações do mundo.

Nascida em Arlington, Virgínia, Jacqueline formou-se em antropologia pelo Bryn Mawr College. No entanto, foi sua atuação em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa de sua família que a tornou uma figura reconhecida globalmente.

Herdeira da Mars

Sediada em McLean, Virginia (EUA), a Mars Incorporated, foi fundada em  1911. Inicialmente uma produção caseira, a empresa rapidamente despontou no mercado, de modo que ainda na década de 20, já havia expandido suas operações e leque de produtos.

A Mars é amplamente reconhecida globalmente por lançar marcas icônicas de doces. Em 1923, o mundo presenciou o nascimento da barra de chocolate Milky Way. Em 1932, foi a vez do chocolate que levaria o nome da família, o clássico Mars.  No início dos anos 40, os coloridos M&M’s surgiram entre os destaques da empresa. 

Contudo, a empresa não se limita apenas ao universo dos doces. A Mars também é referência em produtos para animais de estimação, com a renomada marca Pedigree liderando o mercado.  

Além destas, a gigante do ramo alimentício também detém outras renomadas marcas globais como Snickers, Twix, Skittles, Whiskas, e Royal Canin. 

Atualmente, a Mars se destaca como uma das maiores empresas de capital privado do mundo, possuindo uma operação robusta com mais de 100 mil funcionários distribuídos em cerca de 80 países.

Papel de Jacqueline na empresa Mars, Inc.

Jacqueline Mars teve um papel significativo na Mars, Inc. Ela começou a atuar no conglomerado em 1982, assumindo o cargo de presidente da área de produtos alimentícios

Durante seu tempo como presidente, dada a sua posição, ela teve um papel importante na supervisão e direção da produção e distribuição de produtos alimentícios da empresa.

Após quase 20 anos de serviço dedicado, Jacqueline se aposentou em 2001. No entanto, sua associação com a empresa não terminou com sua aposentadoria. Ela continuou a contribuir para a Mars, Inc., enquanto membro do conselho da companhia, posição que manteve até 2016. 

Assim como fez seu pai, Jacqueline deixou suas obrigações relacionadas a Mars para seus filhos. Atualmente, o destaque fica para Stephen Badger, que ocupa o cargo de presidente administrativo da empresa. 

Marcas de propriedade da Mars de Jacqueline Mars
Imagem: Conglomerado Mars/Divulgação/Mars Incorporated

Vida e estrutura Familiar

A Mars é caracterizada como uma empresa familiar, sendo Jacqueline uma das atuais proprietárias. Ela é neta de Frank Clarence Mars, e filha de Forrest Mars e Audrey Ruth, reconhecidos como os fundadores da gigante fabricante de doces. 

Jacqueline tem dois irmãos, John, com quem divide a herança, e Forrest Jr., que faleceu em 2016. A família Mars já chegou a ser considerada, na década de 90, a mais rica dos Estados Unidos pela revista Fortune, posição que hoje é ocupada pelos Waltons, proprietários da gigante do varejo Walmart

A bilionária herdou uma parte significativa do negócio da família. Estima-se que ela é dona de um terço da Mars Inc., assim como seu irmão John, enquanto o restante é de propriedade das quatro filhas de Forrest Jr.: Pamela Diane Mars, Marijke Elizabeth Mars, Valerie Mars, Victoria B. Mars. 

Vida pessoal e privacidade de Jacqueline Mars

Em relação a sua vida privada, Jacqueline é amplamente descrita como uma pessoa reservada, que prefere viver longe dos holofotes. Portanto, pouco se sabe sobre suas atividades fora do meio corporativo. 

Aos 84 anos, a bilionária é mãe de três filhos: Alexandra, Stephen e Christa, todos frutos do seu primeiro casamento com David H. Badger, com quem esteve de 1961 a 1984. Após o divórcio, em 1986, Jacqueline casou-se com Harold ‘Hank’ Vogel, de quem se separou em 1994.

Embora mantenha sua vida privada longe das mídias, a bilionária se viu envolvida em uma polêmica em 2013. Um acidente de carro com consequências trágicas a colocou no centro das atenções.

No episódio, o veículo em que ela estava colidiu com outro carro, com seis ocupantes a bordo. Uma das vítimas faleceu no local, e uma mulher grávida sofreu um aborto espontâneo. 

Jacqueline se declarou culpada das acusações por dirigir imprudentemente, pois havia dormido ao volante. Nos testes realizados, não foram encontrados vestígios de álcool, drogas ou medicamentos em seu sistema que pudessem ter influenciado o acidente.

Trabalhos de sustentabilidade da Mars Inc.

Enquanto esteve sob liderança da Mars, Jacqueline, também se concentrou cada vez mais em iniciativas de sustentabilidade, como agricultura sustentável e redução do impacto ambiental de suas operações.

De acordo com a Mars Inc., a empresa está atualmente comprometida em reduzir seu impacto ambiental de maneira alinhada com as diretrizes científicas necessárias para manter a saúde do planeta. 

Além disso, a Mars afirma que pode e deve desempenhar um papel significativo na ampliação das oportunidades para as pessoas, tanto nos locais de trabalho quanto nas comunidades onde opera.

Segundo a empresa, o objetivo é melhorar a vida profissional de 1 milhão de pessoas em sua cadeia de valor, aumentando a renda, respeitando os direitos humanos e promovendo oportunidades para as mulheres.

Filantropia de Jacqueline

Além de sua fortuna e discrição, Jacqueline Mars é reconhecida por seu compromisso com causas importantes. 

Frequentadora ocasional de eventos equestres, ela é uma entusiasta do esporte e investe no futuro dos cavaleiros americanos. Como benfeitora do Prêmio de Competição e Treinamento Jacqueline B. Mars, ela apoia o treinamento de jovens talentos. 

Considerada uma filantropa ativa, Mars doa regularmente para a League of Conservation Voters, organização que defende políticas ambientais, e demonstra seu apreço pela arte através do colecionamento de peças e do apoio a instituições culturais.

Qual a fortuna de Jacqueline Mars

Conforme o ranking da Forbes divulgado em abril de 2024, Jacqueline Mars é a quarta mulher mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 38,5 bilhões. O patrimônio bilionário, também a coloca na 37ª posição da lista geral divulgada pela conceituada revista. 

No topo da lista das mulheres afortunadas do planeta, Jacqueline Mars divide o espaço com algumas outras personalidades notáveis. A liderança do ranking é de Françoise Bettencourt Meyers, herdeira da L’Oréal, com uma fortuna de US$ 99,5 bilhões. 

Alice Walton, a única filha do fundador do Walmart, é a segunda mulher mais rica do mundo. Fechando o pódio, na terceira posição está Julia Koch, herdeira da Koch Industries.

Lucas Machado

Redator do Melhor Investimento e estudante de Psicologia, com mais de dois anos de experiência em redação de artigos relacionados aos mais variados assuntos e campos do saber.