O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou nesta quarta-feira (6) o compromisso da instituição com o mandato dual de promover o emprego máximo e a estabilidade de preços. Powell também afirmou que apesar da possibilidade de um provável corte de juros em 2024, existem incertezas relacionadas à meta, pois a economia precisa evoluir conforme o esperado.

Através do seu discurso divulgado no site do Fed, o presidente destacou o progresso econômico ao longo do último ano, observando que a taxa de juros dos Estados Unidos está, possivelmente, no pico no atual ciclo de aperto monetário. Ele também mencionou o processo de redução no balanço, que se encontra em ritmo rápido e previsível.

Durante sua apresentação no Congresso americano, Powell reconheceu os avanços no combate à inflação, observando que a mesma “diminuiu substancialmente” desde que atingiu o maior nível em 40 anos, em 2022. Para ele, “as expectativas de inflação de longo prazo parecem bem ancoradas”, levando em consideração diversas pesquisas e através das medidas dos mercados financeiros.

Corte de juros estarão atrelados à evolução da economia dos EUA

Em contrapartida, Powell explicou que o Fed necessita de “maior confiança” na estabilidade dos indicadores antes de reduzir os juros, já que tomar essa decisão muito cedo poderia “resultar em uma reversão do progresso que temos visto na inflação e por fim exigir uma política ainda mais dura para levar a inflação de volta aos 2%”, que é a meta do BC americano. Logo, os

O presidente salientou ainda que o Federal Reserve pode adotar uma abordagem mais cautelosa em seus próximos movimentos, levando em conta a força da atividade econômica e do mercado de trabalho. Ele complementa afirmando que o BC dos EUA está avaliando os feedbacks recebidos durante a consulta pública sobre a proposta de reforma da regulação bancária, chamada de Basileia III.

O banqueiro não excluiu a chance do Fed apresentar uma nova proposta como desdobramento desse processo. “Haverá mudanças amplas e materiais na proposta”, falou. Powell acrescentou que a inflação dos serviços residenciais nos EUA está enfraquecendo e há expectativas de redução, enquanto os preços dos bens já demonstram deflação no país.

Ele acrescentou que a inflação nos serviços residenciais nos EUA está perdendo força e é esperado que diminua, enquanto os preços dos bens já apresentam deflação no país. O presidente finaliza dizendo que é muito provável que o Federal Reserve inicie sua revisão periódica da estratégia de política monetária no final deste ano, com o objetivo de concluí-la até 2025.