Em agosto de 2025, o ciclo das criptomoedas manteve a tendência favorável às altcoins, com destaque para o Ethereum (+18,8%) e a Solana (+16,5%), enquanto o Bitcoin recuou 4,5% no período.

O interesse institucional por altcoins segue aumentando, com anúncios de compras milionárias por parte das tradicionais Bitmine, SharpLink, Strategy e Metaplanet, bem como anúncio da criação de fundos e empresas de reservas estratégicas focadas em Solana, por parte da Galaxy Digital, Multicoin Capital, Pantera e outros que podem levantar até US$2,25 bilhões para tal finalidade.

Isso tudo sem falar das discussões sobre ETFs de altcoins, que devem ser aprovadas em menos de trinta dias.

Saiba mais sobre ETFs no artigo:

Bitcoin mantém relevância apesar da queda de dominância

Essas narrativas têm sustentado a dominância do BTC mais baixa que nos últimos meses e em uma tendência de queda. Mas isso não quer dizer que ele está parado, do lado do bitcoin, o acúmulo por parte de empresas públicas já supera a marca de 1 milhão de BTC combinados, quase 5% do supply total — um marco para a institucionalização do ativo.

Falando nestas empresas, uma boa notícia é que a Strategy (MSTR) aparece como elegível a entrar no S&P e o comitê do índice decidirá se a mesma pode entrar nesta janela de rebalanceamento de setembro. Uma inclusão teria impacto técnico importante via compras passivas de índices e ETFs e pode incentivar mais ainda a alavancagem da empresa no ativo.

Cenário macro: cortes de juros podem favorecer criptomoedas

Na macroeconomia, o CME precifica a probabilidade para um corte de 25 bps na próxima reunião do Fed (17/09) em 98%, mas o mercado segue atento aos dados de mercado de trabalho e inflação, principalmente o PCE, bem como a discussão sobre o ritmo de QT ao longo do 4º trimestre.

Solana se destaca com avanços técnicos e ecossistema em expansão

O maior destaque do mês vai para a Solana, que além de ter uma performance positiva em termos de preço, apresentou novidades no seu ecossistema, como o Alpenglow – novo mecanismo de consenso – e o client validador da Firedancer, que representam ganhos técnicos fortes para o projeto, ajudando a manter o bom momentum que já vem tendo com crescimento de atividade on‑chain e DeFi.

Veja também:

Perspectivas para o mercado de criptomoedas no final de 2025

Olhando para frente, mantemos uma visão otimista para os próximos meses, enxergando uma eventual leve correção nos preços como natural, e como oportunidade para maiores ganhos no final do ano. Caso a SEC aprove a primeira leva de ETFs de altcoins, podemos ver o tradicional “Uptober” ganhar tração, com maior rotação para altcoins e potencial de novas máximas — não apenas em altcoins, mas com o BTC testando topos do ciclo em resposta a fluxos e eventualmente um macro mais dovish.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Rony Szuster