As Lojas Renner (LREN3) informou aos acionistas e ao mercado sua intenção de aumentar o capital social em R$ 518,6 milhões e convocaram uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para aprovar a medida.

A elevação de capital será realizada por meio da “capitalização de reservas de lucros”, utilizando recursos já acumulados nas reservas da companhia para fortalecer o capital social.

Se a proposta for aprovada na AGE, marcada para 27 de novembro de 2024, os acionistas receberão uma nova ação ordinária para cada 10 ações possuídas na data da votação. Além disso, o limite do capital social autorizado será ajustado proporcionalmente à bonificação de 10% em ações.

A operação resultará na emissão de 96.322.699 novas ações ordinárias, com custo unitário de R$ 5,38 atribuído a cada uma, conforme o documento enviado ao mercado.

Expectativas para o balanço do 3T24 da Renner

A empresa deve apresentar resultados sólidos no 3T24. Os analistas preveem um crescimento das vendas em lojas comparáveis (SSS) de 11%, com um aumento total de vendas de 12%. Esses números são impulsionados por uma maior originação de crédito, avanços na logística e uma comparação mais fácil em relação ao ano anterior. 

A estratégia de produtos mais assertiva da Renner, juntamente com a estabilização de seu novo Centro de Distribuição, contribui para a performance positiva. A XP Investimentos espera um crescimento significativo nas vendas líquidas, estimando um aumento de aproximadamente 12%, com a SSS em 10,6%. 

Por outro lado, a Realize, a unidade de negócios de crédito da Renner, deverá enfrentar um cenário diferente, com uma previsão de queda de 3% na receita líquida, refletindo uma redução na carteira de crédito.