Varejo de moda dispara na B3; veja a empresa favorita da XP
As companhias que mais têm se destacado na Bolsa são a Renner, a Guararapes e a C&A.

O varejo de moda voltado para a média renda está em alta na B3, apresentando um desempenho superior ao Ibovespa desde os resultados do segundo trimestre de 2024 (2T24). Com este cenário, os investidores reacenderam seu otimismo em relação ao setor.
Entre as companhias que mais têm se destacado estão as Lojas Renner (LREN3), cujo ações subiram 44% desde o final de julho, e a Guararapes (GUAR3), controladora da Riachuelo, que avançou 30,05%. A C&A (CEAB3) também faz parte deste grupo, tendo registrado uma alta de 27%. No mesmo período, o Ibovespa teve um aumento de 6%.
Avaliando este panorama atual, a equipe de análise da XP Investimentos prevê que essas varejistas continuem apresentando resultados positivos, mas acredita que o mercado já tenha precificado essa positividade.
Segundo o relatório, a maior parte dos bons resultados do setor está relacionada ao aumento do consumo das famílias, que também impulsionou o PIB no primeiro semestre de 2024.
Olhando para o futuro, a corretora não espera uma queda significativa no consumo, uma vez que a concessão de crédito e a renda disponível permanecem em níveis elevados, apesar do risco representado por possíveis aumentos de juros, que podem impactar a demanda.
Em relação ao clima, os analistas destacam que o terceiro trimestre apresentou uma normalização das temperaturas, e a probabilidade de eventos climáticos como o La Niña tem diminuído. As empresas também têm se adaptado melhor às oscilações climáticas, com estratégias de merchandising mais ágeis e uma gestão de estoques (SKUs) mais flexível.
No âmbito competitivo, os analistas preveem um ambiente mais desafiador, com empresas locais aprimorando suas operações e concorrentes estrangeiros, como H&M, prestes a entrar no mercado brasileiro em 2025. A Zara, por sua vez, está ajustando suas operações para ganhar mais competitividade.
Entre as três empresas, a XP mantém sua recomendação de compra para C&A, com base em uma sólida perspectiva de resultados e um valuation atrativo (P/L de 9 vezes para 2025).
Para Guararapes, a recomendação é neutra, considerando um valuation aparentemente justo (P/L de 12 vezes para 2025).
Por fim, a Lojas Renner também recebeu recomendação neutra, apesar de uma visão mais construtiva sobre seu futuro desempenho.