A Zamp (ZAMP3), operadora brasileira de redes internacionais de fast food como Popeye’s e Burger King, informou ao mercado na última quarta-feira (16) a finalização da negociação com a Subway International Franchise Holdings para assumir as operações da rede de sanduíches Subway no Brasil.

Com a conclusão do negócio, a Zamp se torna a master franqueada exclusiva da Subway no Brasil, conforme os termos do acordo Master Franchise and Development Agreement (MFDA).

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) publicou na terça-feira (15) a certidão de trânsito em julgado da decisão que aprovou, sem restrições, o Ato de Concentração nº 08700.007007/2024-52, que analisou a operação.A partir de agora, a Zamp administrará a rede de subfranqueados da Subway no Brasil, além de gerenciar a cadeia de fornecedores (supply chain) da marca. A empresa também será responsável pela abertura e operação de novos restaurantes Subway no país.

Zamp X Starbucks

Recentemente, a Zamp informou que foi declarada vencedora do processo competitivo para adquirir “determinados bens e direitos” das operações do Starbucks no Brasil. Segundo o comunicado da empresa, a decisão ainda está sujeita a recurso.

No mês de agosto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia aprovado a compra dos ativos da rede de cafeterias no país pela Zamp. Atualmente, a Zamp opera as marcas Burger King e Popeyes no Brasil.

No início de setembro, a Starbucks contratou um novo CEO, Brian Niccol, que assumiu o cargo com a missão de revitalizar os negócios da empresa nos Estados Unidos, priorizando essa tarefa antes de focar nas dificuldades enfrentadas pela rede no âmbito internacional.

Para lidar com esses desafios, a Starbucks planeja investir em tecnologia para melhorar as condições de trabalho dos baristas, permitindo que eles preparem as bebidas de forma mais rápida. A empresa também busca otimizar sua cadeia de suprimentos e atualizar tanto o aplicativo quanto o sistema de pedidos online.

Desde o anúncio de Niccol como CEO, substituindo Laxman Narasimhan, as ações da Starbucks valorizaram 18%, após dois trimestres consecutivos de queda nas vendas.