A Petrobras (PETR4) comunicou que fez uma oferta não vinculante para adquirir a operação e uma fatia do bloco exploratório de petróleo e gás de Mopane, na Namíbia. A informação foi dada pela diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia dos Anjos.

De acordo com a executiva, a petrolífera brasileira foi convidada pela portuguesa Galp, que possui uma fatia majoritária de 80% no bloco, para fazer parte do processo competitivo, num momento em que a Petrobras enfrenta dificuldades para conseguir licenciamentos ambientais no Brasil, devido a uma greve do Ibama.

Vale destacar que a descoberta de Mopane pela Galp foi estimada em pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente e avaliada em mais de 10 bilhões de dólares. No mês de abril, a empresa portuguesa iniciou o processo de venda de metade de sua participação de 80% na Licença de Exploração Petrolífera 83.

Apesar de divulgar a informação, Anjos não especificou se a oferta da Petrobras é para os 40% que a Galp deseja vender. A Galp é parceira da Petrobras em vários campos do pré-sal, como Tupi, Atapu e Sépia.

“Nós somos os melhores operadores de águas profundas… O normal é, quem quer um operador, vai procurar a Petrobras… Então, naturalmente, até pelas nossas parcerias naturais, ela procura ver se a Petrobras pode se candidatar”, declarou a diretora, em sua primeira entrevista após assumir a liderança da área. “Se eles não escolherem a gente, estão perdendo.”