A dívida corporativa global em situação de inadimplência teve um aumento significativo em abril, ultrapassando os números registrados desde outubro de 2020, de acordo com o relatório mais recente da S&P Global Ratings.

O mês de abril testemunhou 18 casos de inadimplência corporativa em todo o mundo, destacados por dez nos Estados Unidos, totalizando US$ 7,1 bilhões em dívidas não pagas. Esses números incluem casos proeminentes como as recuperações judiciais da ConvergeOne Holdings, provedora de TI, e da varejista de moda Express Inc.

Explicação dos Motivos do Aumento da Inadimplência global

O relatório identificou vencimentos iminentes, operações sob pressão e custos elevados de refinanciamento como alguns dos principais impulsionadores para o aumento das recuperações judiciais observadas.

Nos Estados Unidos, recuperações judiciais representaram a maioria das inadimplências em abril (56%), enquanto empresas enfrentando dificuldades financeiras foram responsáveis pelo restante. Globalmente, as empresas enfrentando dificuldades financeiras têm sido o principal fator de inadimplência este ano, segundo a S&P.

Setores afetados e comparação regional

Os setores de produtos de consumo e de mídia e entretenimento foram os mais afetados, liderando a contagem de inadimplências em abril. Apesar de os Estados Unidos liderarem em número de casos de inadimplência, a Europa, contudo, registrou seu maior número de casos desde 2008. Até o momento deste ano, foram contabilizados 15 casos.