Veja projeções da XP para setor de mineração no 1T24
Em relatório divulgado pela XP Investimentos na última terça-feira (09), os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano apresentaram projeções para o primeiro trimestre de 2024 (1T24) nos setores de Mineração e Siderurgia, bem como de Papel e Celulose. Segundo a análise, as expectativas para esses setores é mista. Para as empresas mineradoras, com […]
Veja projeções da XP para setor de mineração no 1T24
Em relatório divulgado pela XP Investimentos na última terça-feira (09), os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano apresentaram projeções para o primeiro trimestre de 2024 (1T24) nos setores de Mineração e Siderurgia, bem como de Papel e Celulose. Segundo a análise, as expectativas para esses setores é mista.
Para as empresas mineradoras, com a indústria siderúrgica no Brasil ainda enfrentando um ambiente desafiador, os analistas esperam que a exposição da Gerdau (GGBR4) na América do Norte e os esforços de eficiência de custos da Usiminas (USIM5) impulsionem uma melhoria sólida no EBITDA trimestral no primeiro trimestre de 2024, destacando-se como dois dos pontos positivos deste período.
No entanto, o cenário é menos otimista para a Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3). Isso se deve ao impacto da baixa performance do minério de ferro no primeiro trimestre de 2024. Apesar disso, os analistas não descartam a possibilidade de uma recuperação potencial da commodity.
“ A Aura (AURA33) deve publicar resultados positivos (apoiado por um desempenho sólido de produção no 1T24), com números ainda sob pressão para a CBA (CBAV3) (embora haja uma observação atenta à recente recuperação dos preços do alumínio)”, ressaltam.
Ambiente propício para Papel e Celulose
Para o setor de Papel e Celulose, os analistas preveem um trimestre mais favorável para as empresas com exposição à celulose, pois o atual cenário de preços estabelece uma perspectiva positiva para o segundo trimestre de 2024. O aumento no preço da celulose, acumulando um crescimento de +8% no ano, foi inesperado para o mercado.
Segundo o relatório, a Suzano (SUZB3) se destacará no setor, sendo beneficiada pela continuidade do bom desempenho de custos no primeiro trimestre de 2024.
“Por outro lado, esperamos um trimestre um pouco mais fraco para a Irani (RANI3), impactado por preços ligeiramente mais baixos de caixas de papelão ondulado e custos mais elevados relacionados à OCC”, afirmam os analistas.
Vejas as recomendações da XP Investimentos
De acordo com a XP Investimentos, é recomendado ficar atento aos possíveis impactos do estímulo governamental relacionado à habitação nos indicadores macroeconômicos da China. Além disso, é essencial monitorar como isso influencia a demanda por aço e os preços do minério de ferro.
Os analistas também destacam a importância de acompanhar os preços do aço e a rentabilidade das siderúrgicas na China, juntamente com as perspectivas de lucratividade para as empresas do setor de papel e celulose, especialmente na China, e possíveis novas interrupções no fornecimento de celulose.
As recomendações de compra dos analistas foram para as ações da Vale, Gerdau, CBA, Aura e Suzano. Por outro lado, as recomendações para as ações da CSN, CSN Mineração, Usiminas, Klabin (KLBN11) e Irani foram neutras.