Fed mantém taxa de juros estável pela 5ª reunião consecutivo
O Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed), dos Estados Unidos decidiu manter os juros básicos da economia do país estáveis nesta quarta-feira (20). A taxa oscila dentro de uma faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado. Esta decisão marca a quinta reunião consecutiva em que o Fed […]
O Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed), dos Estados Unidos decidiu manter os juros básicos da economia do país estáveis nesta quarta-feira (20). A taxa oscila dentro de uma faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado.
Esta decisão marca a quinta reunião consecutiva em que o Fed opta por aguardar mais dados macroeconômicos antes de considerar qualquer mudança na política monetária. O comunicado do Fomc destacou a necessidade de maior confiança na sustentabilidade da inflação em direção à meta de 2% antes de considerar reduzir o intervalo da meta dos juros.
A decisão estava amplamente alinhada com as expectativas dos analistas, com o monitor de juros FedWatch do CME Group indicando que 99% do mercado previa a manutenção da taxa, enquanto apenas 1% antecipava uma redução de 0,25 ponto percentual.
As projeções econômicas trimestrais atualizadas mostraram um aumento no núcleo do índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), excluindo alimentos e energia, para uma taxa de 2,6% no final do ano, em comparação com as projeções anteriores de 2,4% em dezembro.
Apesar disso, uma parte dos membros do Fed ainda prevê uma queda de pelo menos 0,75 ponto percentual na taxa de juros até o final do ano, uma visão estabelecida pela primeira vez em dezembro e mantida apesar da recente inflação mais forte do que o esperado.
As novas projeções indicam um crescimento econômico mais robusto para 2024, estimado em 2,1%, em comparação com os 1,4% projetados anteriormente em dezembro. A taxa de desemprego também foi revisada para baixo, com a previsão de encerrar o ano em 4%, em comparação com os 4,1% estimados anteriormente.
Com informações de Reuters.