A BlackRock, por meio de um comunicado enviado ao mercado, informou que aumentou sua participação acionária no Banrisul (BRSR6) para 5,042%. Com essa movimentação, a gestora agora possui 10 milhões de ações da empresa.

O documento ressalta que o propósito dessas participações societárias é exclusivamente de natureza investitiva, não visando a modificação do controle acionário nem da estrutura administrativa do banco

Outras movimentações da Black Rock

Durante o período de 21 a 24 de novembro, a BlackRock, gestora de ativos, efetuou operações relevantes envolvendo a alienação e aquisição de ações da Cogna (COGN3).

Conforme evidenciado em documento oficial protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as movimentações realizadas pela BlackRock referem-se a instrumentos financeiros derivativos com liquidação financeira, conhecidos como “contracts for difference” (“CFDs”), lastreados em ações ordinárias emitidas pela empresa.

No comunicado datado de 21 de novembro, a BlackRock detinha uma participação na Cogna equivalente a 2.581.540 CFDs, representando cerca de 4,933% do total de ações ordinárias COGN3, além de 170.982.128 ações ordinárias, correspondendo a aproximadamente 9,111% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia.

Já no comunicado subsequente, datado de 24 de novembro, a BlackRock informou uma participação alterada, totalizando 94.160.487 CFDs, o que equivale a aproximadamente 5,017% do total de ações ordinárias da empresa, e 173.790.965 ações ordinárias, representando cerca de 9,260% do total.

Em destaque, a BlackRock ressalta que sua motivação para as participações societárias é exclusivamente de cunho investitivo. O comunicado explicita que tais movimentos não configuram uma iniciativa para promover alterações no controle acionário ou na estrutura administrativa da Cogna.

A companhia educacional emitiu um comunicado oficial sobre as transações realizadas pela BlackRock, enfatizando também que a gestora de ativos aumentou sua participação no banco Banrisul.