A equipe de assessores de investimentos da XP aumentou para 14 mil no segundo trimestre, de acordo com a prévia operacional divulgada pela empresa. No entanto, o crescimento de 25% em um ano – o segundo maior desde que a XP começou a divulgar os dados – pode parecer modesto se os planos para 2024 forem realizados como planejado.

A XP, conhecida por introduzir no mercado brasileiro um modelo de distribuição baseado no trabalho dos agentes autônomos, tem como objetivo atingir 20 mil assessores até o final de 2024 na sua rede B2B, que inclui profissionais ligados aos escritórios de assessoria operando através da sua plataforma.

Esse número é praticamente o dobro do registrado no final de 2021, quando havia 10,3 mil assessores.

“Estamos reforçando nossa capacidade de formar profissionais e expandir a rede, adotando diversas medidas para promover a formação e a atração de talentos”, afirma Bruno Ballista, sócio e chefe de assessoria e relacionamento com clientes da XP.

No ano passado, a XP já havia lançado sua própria escola de formação de assessores e, neste ano, desenvolveu ferramentas para facilitar a contratação de profissionais pelos escritórios. As ações de formação e recrutamento são diversas, porque a XP busca profissionais com diferentes perfis, de acordo com Ballista.

Existem aqueles que já têm experiência no mercado financeiro e outros que estão mudando de carreira. “Eles são entusiastas da atividade, têm credibilidade, reputação e uma rede de contatos. Acreditamos muito nisso”, afirma Ballista. Um terceiro grupo é composto por recém-formados em cursos universitários que buscam iniciar suas carreiras na assessoria de investimentos.

Um case relevante é a Escola de Assessoria de Investimentos, que faz parte da XP Educação, resultado da fusão entre o IGTI, instituição de ensino em tecnologia, e a Xpeed, escola de finanças da XP. Essa escola foca em profissionais que estão fazendo a transição de carreira. 

A primeira turma deste ano teve 330 alunos, dos quais cerca de 100 foram contratados pela XP. Uma nova turma, lançada recentemente, já conta com 3 mil alunos, de acordo com Felipe Gentil, chefe da Escola de Assessoria de Investimentos da XP Educação.

Além disso, a XP tem planos que vão além de cursos rápidos de formação em assessoria de investimentos. “Podemos considerar programas de graduação, pós-graduação e aprendizado ao longo da vida para a carreira de assessor, promovendo essa profissão promissora e pouco conhecida fora do mercado financeiro”, diz Paulo Moraes, CEO da XP Educação. “Nossa ambição é ter uma Faculdade de Assessoria de Investimento que seja um local completo para os assessores, onde eles encontrem tudo o que precisam para seguir nessa carreira”, conclui.

Ainda segundo Ballista, a XP possui um programa de treinamento para qualificar profissionais de expansão nos escritórios da rede, visando garantir ganhos de escala. “Recentemente, desenvolvemos uma plataforma chamada Matcher, que atua como ligação entre os profissionais aprovados nos exames e os escritórios parceiros, acelerando o processo de contratação”, explica.

Também há um programa para identificar assessores de investimento com inclinação empreendedora, interessados em estabelecer novos escritórios de assessoria. “O empreendedorismo também é um impulsionador do crescimento”, acrescenta o executivo.

Veja também:
Lula afirma que Petrobras (PETR3;PETR4) irá reduzir dividendos distribuídos aos acionistas para investir no país