O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou uma reunião no fim da tarde desta segunda-feira (20) com o secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, para definir a saída do atual titular da pasta e oficializar a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como seu substituto, segundo fontes do governo ouvidas pelo Metrópoles.

A troca da Secretaria-Geral vem sendo cogitada há meses, mas nunca havia sido confirmada. Lula, porém, já afirmou a interlocutores que a decisão está tomada e deve ser anunciada ainda nesta terça-feira (21/10), antes da viagem do presidente à Indonésia e à Malásia.

Mais cedo, Boulos participa de evento em que Lula anunciará a liberação de R$ 40 bilhões em créditos para o programa Reforma Casa Brasil, voltado a famílias com renda de até R$ 9.600. O deputado ajudou a formatar o projeto, que segue compromissos de campanha feitos por ele quando concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2024, informou o Planalto.

Márcio Macêdo deve disputar uma vaga de deputado federal por Sergipe em 2026 e deve ser realocado para outro cargo no governo ou no PT, onde já ocupou a função de tesoureiro. No mês passado, Macêdo classificou como “cerco político” as especulações sobre sua saída. “São nove vezes que dizem que vou sair. Sou muito bem resolvido na minha cabeça. O cargo é do presidente, que pode tirar e fazer mudança a hora que ele quiser”, declarou à imprensa.

A Secretaria-Geral da Presidência administra não apenas a burocracia do Planalto, mas também mantém a relação com movimentos sociais, reforçando o papel estratégico da pasta no governo, de acordo com informações do Metrópoles.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Pedro Gomes

Jornalista formado pela UniCarioca, com experiência em esportes, mercado imobiliário e edtechs. Desde 2023, integra a equipe do Melhor Investimento.