As vendas no varejo brasileiro continuam a mostrar sinais de recuperação, com um aumento de 1% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento inesperado segue uma alta expressiva de 2,8% em janeiro, demonstrando uma tendência positiva no setor.

No acumulado do ano, o varejo apresenta um aumento de 6,1%, enquanto nos últimos 12 meses, o crescimento é de 2,3%, indicando uma recuperação sólida. O comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, também registrou um aumento significativo de 1,2% no mês.

Entre as categorias que impulsionaram esse crescimento, destacam-se artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com um aumento de 9,9%, e outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 4,8%. Por outro lado, houve queda nas vendas de combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).