Vendas no comércio brasileiro crescem 2,5% em janeiro
As vendas no comércio brasileiro iniciaram o ano com uma surpreendente alta de 2,5% em janeiro, impulsionadas por promoções e queimas de estoque em diversos setores. Esse aumento, após uma queda de 1,4% em dezembro, marca uma recuperação significativa, refletindo mudanças nos padrões de consumo após a Black Friday. As vendas de vestuário e calçados […]

As vendas no comércio brasileiro iniciaram o ano com uma surpreendente alta de 2,5% em janeiro, impulsionadas por promoções e queimas de estoque em diversos setores. Esse aumento, após uma queda de 1,4% em dezembro, marca uma recuperação significativa, refletindo mudanças nos padrões de consumo após a Black Friday.
As vendas de vestuário e calçados registraram um crescimento impressionante de 8,5%, seguidas pelo setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com um aumento de 6,1%. A antecipação das compras de Natal durante a Black Friday em novembro tem impactado diretamente nos volumes de vendas de dezembro, levando muitos setores a investirem em promoções e queimas de estoque no início do ano.
Além disso, os supermercados também tiveram um papel importante nesse cenário, com um aumento de 0,9% nas vendas, refletindo tanto a influência do componente inflacionário quanto o maior consumo das famílias, especialmente de alimentos e bebidas.
Entretanto, algumas atividades registraram queda em janeiro, como o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, e combustíveis e lubrificantes.
A melhora do mercado de trabalho, a queda da inflação e dos juros são fatores que trazem um cenário mais favorável ao consumo das famílias em 2024, embora o comprometimento da renda e os juros ainda em patamar alto possam impactar alguns segmentos mais dependentes de crédito.