Os acionistas da mineradora de níquel PT Vale Indonesia votaram nesta segunda-feira (10) pela renomeação de Febriany Eddy ao cargo de CEO, antes da mineradora estatal MIND ID aumentar sua participação no grupo, tornando-se a acionista majoritária, conforme anunciado pela empresa.

Nesse cenário, Vale e MIND ID destacaram que, quando o grupo estatal de mineração planejou adquirir uma participação de 14% na Vale Indonesia da Vale Canada e da Sumitomo Metal Mining, foi anunciado em fevereiro que haveria um acordo sobre as posições do conselho à medida que a transação progredisse.

Logo, Eddy e vários novos nomeados ocuparão cargos no conselho de administração a partir do fechamento das transações da MIND ID – previsto para este mês – até 2027, informou a empresa.

Com a conclusão das transações, a MIND ID se tornará a maior acionista com uma participação de 34% na empresa, enquanto a MIND ID e a Vale Canada se tornarão “controladoras conjuntas” da Vale Indonesia.

Esse acordo foi uma exigência para que a Vale (VALE3) obtivesse uma extensão da licença de mineração, que já foi garantida até pelo menos 2035.

O novo CEO, Febriany Eddy, declarou hoje a alguns repórteres que seu foco após a renomeação será entregar os três principais projetos da Vale “com segurança, dentro do prazo e do orçamento”.

A mineradora está investindo cerca de 9 bilhões de dólares no desenvolvimento de três plantas de processamento de níquel, incluindo duas plantas destinadas à extração de materiais para baterias de veículos elétricos.

Além disso, os acionistas também nomearam Rizky Andhika Putra, ex-executivo sênior do banco estatal Bank Rakyat Indonesia, como o novo diretor financeiro, substituindo Bernardus Irmanto, que assumirá o cargo de diretor de sustentabilidade.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.