A Suzano (SUZB3) anunciou que levantou R$ 2 bilhões por meio da 10ª emissão de debêntures simples, que não podem ser convertidas em ações e são do tipo quirografárias, em uma série única.

Segundo a empresa, o dinheiro líquido obtido será totalmente direcionado para investimentos relacionados à geração de energia no âmbito do Projeto Cerrado.

A compensação será baseada no valor nominal individual das debêntures e incluirá juros remuneratórios pré-fixados de 6,18890% ao ano, ajustados de acordo com a variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

O prazo de vencimento será de 15 anos a partir da data de emissão.

O que é o processo de emissão de debêntures?

A emissão de debêntures é um processo pelo qual uma empresa ou entidade levanta capital financeiro junto a investidores, como forma de financiar suas atividades ou projetos. As debêntures são títulos de dívida de longo prazo emitidos por empresas, instituições financeiras ou pelo governo, e são uma das maneiras de captação de recursos no mercado de capitais.

Quando uma empresa emite debêntures, ela está essencialmente pedindo emprestado dinheiro aos investidores que adquirem esses títulos. Em troca, a empresa se compromete a pagar juros periódicos (chamados de cupons) e a devolver o valor principal investido no vencimento das debêntures. Os termos e condições das debêntures, incluindo a taxa de juros, prazo de vencimento e forma de pagamento, são especificados no prospecto da emissão.

As debêntures podem ser conversíveis ou não conversíveis em ações. As não conversíveis não conferem aos detentores o direito de converter seus títulos em ações da empresa emitente. Já as conversíveis dão essa opção aos investidores, permitindo que eles troquem as debêntures por ações da empresa em determinadas condições e períodos.

As debêntures são uma alternativa de financiamento para as empresas que desejam diversificar suas fontes de captação de recursos, além de oferecerem aos investidores a oportunidade de receber juros fixos ou variáveis, dependendo das condições da emissão. Elas são uma forma de investimento de renda fixa e podem ser uma opção interessante tanto para empresas em busca de financiamento quanto para investidores em busca de retornos consistentes.