Painel do Smart Summit 2024 aborda a relação entre mercado financeiro e propósito social
Em um dos painéis do Smart Summit 2024, grandes players do mercado financeiro discutiram a possibilidade de unir rentabilidade e propósito social. O painel “A mão do mercado na construção dos sonhos coletivos: é possível falar de mercado financeiro com propósito social?” contou com a presença de Tiago Cesar Fernandes, CEO do VRB, Rubem César, […]

Em um dos painéis do Smart Summit 2024, grandes players do mercado financeiro discutiram a possibilidade de unir rentabilidade e propósito social.
O painel “A mão do mercado na construção dos sonhos coletivos: é possível falar de mercado financeiro com propósito social?” contou com a presença de Tiago Cesar Fernandes, CEO do VRB, Rubem César, Antropólogo e diretor-executivo do Viva Rio, além de Daniel Pillar, Diretor Comercial da InvestSmart, com mediação de Samyr Castro, CEO da InvestSmart.
Os participantes discutiram soluções práticas que promovem uma conexão única entre lucratividade e impacto social. Como exemplo, foi usado o case do Viva Rio, uma ONG engajada em pesquisa, trabalho de campo e formulação de políticas públicas para promover a paz e o desenvolvimento social.
Atualmente, a organização conta com 13.500 funcionários dedicados a esses propósitos. A Viva Rio deu origem ao fundo VRB, representado por Tiago Cesar Fernandes, CEO, que compartilhou a iniciativa única dos fundos de fundos VRB, que destinam as taxas de administração, após custos, para projetos sociais.
Essa ação já gerou 17 milhões em 17 projetos de 11 instituições, incluindo o Proa Generation em São Paulo, um fundo que busca fomentar projetos com impacto significativo para as comunidades. Tiago enfatizou o desafio de persuadir gestores a abrirem espaço para políticas sociais, ressaltando que o maior impacto nas comunidades surge quando o setor privado se compromete com a responsabilidade social.
Daniel Pillar, palestrante convidado e diretor comercial da InvestSmart, mencionou o fato de muitos cotistas desconhecerem o papel social do fundo VRB.
Pillar ressaltou que o propósito do trabalho realizado no VRB e na InvestSmart é cada vez mais ajudar as pessoas, destacando a importância de conscientizar os investidores sobre o impacto positivo de suas escolhas no mercado financeiro.