A Receita Federal anunciou que a partir das 10h da próxima sexta-feira (23), os contribuintes poderão verificar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023. Uma semana antes do pagamento dos valores, o órgão não divulgou a quantidade de pessoas que serão restituídas.

No segundo lote, os contribuintes que serão restituídos primeiro são aqueles com prioridades legais, seguidos pela ordem de envio das declarações. Portanto, aqueles que enviaram suas declarações antes receberão antes.

As seguintes categorias estão incluídas nesse lote:

  • Idosos com 80 anos de idade ou mais;
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Pessoas com deficiência física, mental ou que sofrem de doenças graves;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério;
  • Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via Pix;
  • Todos os contribuintes que entregaram a declaração no início do prazo.

No primeiro lote, pago em 31 de maio, a Receita Federal já restituiu mais de quatro milhões de pessoas. O valor total de restituição, o maior da história, chegou a R$ 7,5 bilhões.

Como consultar?

Para verificar se você será contemplado no segundo lote de restituições da Receita Federal, a partir de sexta-feira, basta acessar o site da instituição, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e ir para “Consultar Restituição”. Será necessário fornecer o número do CPF, a data de nascimento do declarante e o ano da declaração (2023).

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.