SEC aprova ETFs de Bitcoin, impulsionando expectativas de valorização da criptomoeda
Na última quarta-feira, após o encerramento do período de análise, a Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente nos Estados Unidos à Comissão de Valores Mobiliários brasileira, deu sinal verde para onze solicitações de gestoras relacionadas aos lançamentos de Exchange-Traded Funds (ETFs) de bitcoin à vista. Com o parecer favorável, há a previsão de que a […]

Na última quarta-feira, após o encerramento do período de análise, a Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente nos Estados Unidos à Comissão de Valores Mobiliários brasileira, deu sinal verde para onze solicitações de gestoras relacionadas aos lançamentos de Exchange-Traded Funds (ETFs) de bitcoin à vista.
Com o parecer favorável, há a previsão de que a principal criptomoeda em valor de mercado, o BTC, alcance patamares ainda mais elevados, impulsionados pelas transações realizadas por meio desses fundos.
O Bitcoin tem mantido uma cotação acima dos US$ 40 mil desde dezembro do ano passado. Com a aprovação dos ETFs pela SEC, a tendência é que a criptomoeda atinja valores ainda mais expressivos nos próximos meses, dada a importância que o BTC conquistará no mercado, especialmente entre os investidores institucionais. “A aprovação será crucial para impulsionar a adoção do bitcoin como investimento”, afirma Ayron Ferreira, analista de Research independente.
Apesar da euforia, é imperativo que os investidores exerçam cautela antes de se posicionar em bitcoin, considerando as volatilidades esperadas no mercado após a decisão. “O longo prazo continua promissor para o bitcoin, e o investidor que adotar uma abordagem gradual provavelmente será recompensado a longo prazo, uma vez que os fundamentos do ativo permanecem excelentes”, avalia Ferreira.
William Lee, especialista em criptomoedas na InvestSmart, destaca que o mercado digital está imerso em uma onda crescente de otimismo, impulsionada por diversos fatores. Desde outubro, a expectativa em torno da aprovação pela SEC para a criação de ETFs Spot no mercado americano tem sido um destaque crucial. Segundo ele, a aprovação é vista como positiva, pois a entrada de fundos institucionais pode ampliar significativamente o fluxo de investimentos nos ativos digitais, facilitando o acesso ao mercado financeiro tradicional por meio das grandes gestoras.
Até o momento, a SEC aprovou onze requisições, sendo o registro mais significativo e aguardado pelo mercado o ETF da BlackRock, a maior gestora de ativos e investimentos do mundo, apresentado em junho de 2023. Confira a seguir os 11 ETFs aprovados pela SEC:
ETFs de Bitcoin aprovados pela SEC
- BTCW – Wisdom Tree;
- GBTC – Grayscale Bitcoin Trust;
- IBIT – BlackRock;
- EZBC – Franklin Templeton Bitcoin;
- BRRR – Valkyrie Bitcoin Fund;
- BTCO – Invesco Galaxy Bitcoin ;
- DEFI – Hashdex Bitcoin;
- HOLD – VanEck Bitcoin Trust,;
- FBTC – Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund;
- BITB – Bitwise Bitcoin;
- ARKB – Ark Invest.