Alemanha registra queda nas exportações em maio maiores que o previsto
As exportações da Alemanha enfrentaram um declínio significativo em maio, superando as expectativas dos analistas e sinalizando desafios no mercado internacional. Segundo dados divulgados pelo Destatis, o escritório federal de estatísticas, as exportações alemãs caíram 3,6% em relação ao mês anterior, quase o dobro da previsão de 1,9%. O maior mercado de exportação da Alemanha, […]
As exportações da Alemanha enfrentaram um declínio significativo em maio, superando as expectativas dos analistas e sinalizando desafios no mercado internacional. Segundo dados divulgados pelo Destatis, o escritório federal de estatísticas, as exportações alemãs caíram 3,6% em relação ao mês anterior, quase o dobro da previsão de 1,9%.
O maior mercado de exportação da Alemanha, os Estados Unidos, registrou uma redução de 2,9% nas importações alemãs em maio. Além disso, as exportações para a China apresentaram uma queda acentuada de 10,2%, enquanto as exportações para a Rússia despencaram 19,3%.
Apesar da queda nas exportações, a Alemanha manteve um superávit robusto na balança comercial, totalizando 24,9 bilhões de euros em maio. Este número representa um aumento em relação aos 22,2 bilhões de euros de abril e aos 16,8 bilhões de euros do mesmo período no ano passado.
Alexander Krueger, economista-chefe do Hauck Aufhaeuser Lampe Privatbank, avaliou que após dois meses de desempenho positivo, o setor de exportação alemão voltou à normalidade. Ele destacou que as exportações podem se beneficiar de uma economia global potencialmente mais forte nos próximos meses, embora tenha alertado para flutuações esperadas no curto prazo.