A Petrobras (PETR4) anunciou a conclusão da venda de sua participação de 18,8% no capital social da UEG Araucária para a Ambar Energia.

Anteriormente, a Companhia Paranaense de Energia Copel (CPLE6), outra acionista da usina termelétrica, já havia concluído a venda de sua participação.

Segundo a Petrobras, a transação foi realizada através do exercício do direito de venda conjunta (Tag Along) pela empresa, em adesão ao Contrato de Compra e Venda de Ações assinado previamente pela Copel.

Vale mencionar que a operação foi finalizada após o cumprimento de todas as condições precedentes, resultando em um pagamento de R$ 47,3 milhões à Petrobras, já com os ajustes contratuais previstos. Incluindo o pagamento realizado na data de assinatura, o valor total recebido pela Petrobras na transação foi de R$ 60,7 milhões.

Localizada no Paraná, A UEG Araucária possui uma usina termelétrica a gás natural com capacidade instalada total de 484 MW. A usina, que utiliza ciclo combinado com duas turbinas a gás e uma turbina a vapor, entrou em operação em 2002 e está situada próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL).

Copel tinha mais de 80% de participação

A Copel (CPLE6) comunicou a conclusão da venda de sua participação na UEG Araucária para a Âmbar Energia, após o cumprimento de todas as condições estabelecidas no Contrato de Compra e Venda de Ações (CCVA).

A empresa paranaense possuía 81,2% da usina termelétrica, enquanto a Petrobras (PETR4) detinha os restantes 18,8%.

A confirmação da venda do ativo ocorreu no ano passado, após a Petrobras ter anunciado a continuidade do processo de venda de sua participação no empreendimento.