Petrobras (PETR3; PETR4) aumenta em 4,3% o preço do querosene de aviação
A Petrobras (PETR3;PETR4) elevou em 4,3% o preço médio do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras. O novo valor entrou em vigor na terça-feira (1), conforme informou a petroleira em nota. Apesar da alta, o preço médio do combustível acumula queda de 31,7% neste ano, pontuou a companhia. A Petrobras reiterou na nota que […]
A Petrobras (PETR3;PETR4) elevou em 4,3% o preço médio do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras. O novo valor entrou em vigor na terça-feira (1), conforme informou a petroleira em nota. Apesar da alta, o preço médio do combustível acumula queda de 31,7% neste ano, pontuou a companhia.
A Petrobras reiterou na nota que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.
“Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, disse a empresa, ressaltando que não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.
Nova política de remuneração aos acionistas Petrobras
Na última semana, a Petrobras divulgou sua nova política de remuneração aos acionistas, que, segundo avaliação do banco Citi, não trouxe mudanças significativas em relação à política anterior, mas resultará em uma redução nos dividendos pagos aos acionistas.
Os analistas do banco expressaram preocupação sobre a capacidade da Petrobras de competir com empresas americanas e europeias, pois acreditam que a atual política de preços não favorece essa perspectiva.
De acordo com informações do Valor Econômico, a nova regra levará a uma diminuição do volume de dividendos a serem pagos aos acionistas, mantendo-se, no entanto, os pagamentos trimestrais. Fontes próximas à empresa afirmam que o valor absoluto a ser pago será menor, mesmo com fluxo de caixa e investimentos equivalentes aos níveis atuais.
Leia na íntegra:
Petrobras anuncia nova política de remuneração aos acionistas; veja se ainda vale a pena investir