Oncoclínicas (ONCO3) informa reorganização e cisão de subsidiárias
Esta operação faz parte de um esforço da empresa para reorganizar sua estrutura societária, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e otimizar a estrutura de capital.

A Oncoclínicas (ONCO3) anunciou a assinatura de um protocolo de cisão parcial de três de suas subsidiárias: Oncocentro Imagem Serviços Médicos Ltda. (Oncocentro), Núcleo de Hematologia e Transplante de Medula Óssea de Minas Gerais Ltda. (NHO) e Hematológica – Clínica de Hematologia S.A. (Hematológica).
Esta operação faz parte de um esforço da empresa para reorganizar sua estrutura societária, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e otimizar a estrutura de capital.
Segundo o comunicado divulgado pela empresa, essa cisão parcial envolve a transferência de ativos e passivos dessas subsidiárias para a Oncoclínicas. Como resultado, tanto a NHO quanto a Hematológica passarão a ser controladas diretamente pela Oncoclínicas, o que deve simplificar sua estrutura societária, além de proporcionar ganhos em eficiência administrativa e financeira.
O processo será submetido à aprovação dos acionistas em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) agendada para 1º de novembro.
A companhia estimou um custo de aproximadamente R$ 165 mil para implementar essa reorganização. Vale destacar que a operação não envolverá aumento de capital ou emissão de novas ações, e a Oncoclínicas não prevê riscos relevantes para a execução, além dos comuns em transações desse tipo.
Oncoclínicas havia negado suposta fusão
No fim do mês de setembro, a Oncoclínicas negou oficialmente qualquer proposta formal ou negociação em andamento com a Alliar (AALR3) ou seu acionista controlador, Nelson Tanure, com relação a uma possível fusão ou transação.
Na época, a empresa reiterou que está focada em seu core business, que é o tratamento oncológico, e reafirmou seu compromisso em atingir as metas (guidances) previamente divulgadas ao mercado.
Além disso, a Oncoclínicas ressaltou que continua operando de forma independente e em consonância com suas estratégias de crescimento e desenvolvimento, afastando rumores sobre possíveis transações que não estejam alinhadas com seu foco principal.