O Nubank (NYSE: NU; B3: NUBR33) anunciou, através de um comunicado na última terça-feira (10), que encerrará a funcionalidade de compra e venda da criptomoeda Nucoin, lançada pela instituição financeira há aproximadamente um ano e meio.

As transações serão definitivamente interrompidas em 15 dias, mas a empresa informou aos clientes que as negociações já estão sendo suspensas imediatamente, “para proteger você e todos os participantes de eventuais volatilidades no valor de mercado das Nucoins”.

Vale destacar que os clientes que possuírem um saldo mínimo de R$ 100 em Nucoin poderão trocar suas moedas por Bitcoin (BTC) ou pelo “dólar digital” USDC.

Outra opção oferecida pelo Nubank é o descongelamento manual das Nucoins para resgate. Segundo o banco, “os clientes continuarão acumulando Nucoins normalmente. Quem desejar resgatar suas Nucoins, incluindo aquelas congeladas, em pacotes de criptomoedas, terá até 90 dias a partir de hoje (contando do dia 10 de setembro) para fazer essa escolha.”

Caso os clientes não optem por nenhuma das alternativas até o prazo final, em 9 de dezembro, suas Nucoins serão mantidas para “acúmulo e futuro aproveitamento dentro do programa de recompensas,” conforme informou o comunicado oficial.

Novo programa de recompensas 

O Nubank também comunicou que, a partir dos próximos meses e até o final deste ano, irá adicionar gradualmente novas categorias de benefícios para seus clientes.

“As novidades incluem descontos no Shopping do Nu, vantagens para acessar nossas experiências de marca e benefícios em uma variedade de produtos do Nubank, entre outras”, destacou a fintech em seu comunicado.

Essas atualizações fazem parte do esforço da empresa para fortalecer seu programa de recompensas, mesmo com as mudanças relacionadas à Nucoin.