Novas regras impactam disponibilidade de LCIs e LCAs no mercado
Poucos dias após as recentes alterações nas normas para emissão, a disponibilidade de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs) com prazos curtos tem se tornado escassa no mercado financeiro. A decisão do CMN praticamente eliminou do mercado os títulos com vencimento em 90 dias, anteriormente comuns e atrativos para investidores em busca […]
Poucos dias após as recentes alterações nas normas para emissão, a disponibilidade de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs) com prazos curtos tem se tornado escassa no mercado financeiro.
A decisão do CMN praticamente eliminou do mercado os títulos com vencimento em 90 dias, anteriormente comuns e atrativos para investidores em busca de rentabilidade e liquidez. Além disso, tornou-se mais desafiador encontrar títulos com prazos mais longos, mas com liquidez diária após 90 dias de aplicação.
Mayara Rodrigues, analista de renda fixa da XP, explicou que as instituições financeiras geralmente emitem esses títulos diariamente. No entanto, a rápida implementação das novas regras não permitiu a preparação para a produção de um grande volume de estoque no mercado secundário. Como resultado, há agora um número limitado de LCIs e LCAs de curto prazo disponíveis para compra.
Quais são as novas regras para as LCIs e LCAs?
As mudanças nas regras foram anunciadas pelo CMN na última quinta-feira (1º), com as emissões já sujeitas às novas diretrizes a partir do dia seguinte. As principais alterações incluem restrições nos lastros elegíveis para os títulos isentos, visando corrigir distorções relacionadas à falta de clareza nas regras anteriores. Além disso, foi ampliada a carência para liquidez diária desses títulos, exigindo agora um período de espera de 9 meses para LCAs e 12 meses para LCIs.