Nesta quarta-feira (26), em Madrid, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou seu apoio à criação de “moeda única” para transações entre nações que fazem parte do Brics, grupo de países emergentes que, além do Brasil, conta com Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Após se reunir com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, Lula fez um discurso improvisado e expressou sua aprovação à ideia de estabelecer uma “moeda de negociação” para os países que integram os blocos econômicos aos quais o Brasil pertence.

“Eu sou favorável que a gente crie nos Brics uma moeda de negociação entre os nossos países, como os europeus criaram o euro”, disse em discurso durante viagem à Espanha, sem dar mais detalhes.

No início deste ano, Lula anunciou que estava analisando, em conjunto com o presidente argentino Alberto Fernández, a possibilidade de criar uma moeda comum para ser usada em transações entre Brasil e Argentina, a fim de reduzir a dependência do dólar americano. 

Recentemente, em sua visita à China, Lula também defendeu a diminuição do uso do dólar nas transações comerciais internacionais.

Além de apoiar a ideia da criação de uma nova moeda e os investimentos da Espanha no Brasil, Lula reiterou suas críticas ao governo anterior, afirmando que está recuperando a relação “depois de um período muito ruim” em áreas como educação, proteção da Amazônia, mudanças climáticas, alimentação, habitação popular, transporte e programas sociais, entre outras.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.