O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (29) para o México, onde acompanhará a cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país, que ocorrerá em 1º de outubro. 

A viagem acontece poucos dias após o retorno de Lula dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

Sheinbaum, aliada do atual presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, tem 61 anos e venceu as eleições com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a liderar o México.

Na próxima segunda-feira (30), antes da posse, Lula participará de um fórum empresarial e terá encontros bilaterais com López Obrador, que deixará o cargo, e com Sheinbaum, a presidente eleita.

Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente, após viagens anteriores em 2003 e 2007. Em 2023, o comércio bilateral entre Brasil e México atingiu US$ 14,1 bilhões, o maior valor já registrado, representando um aumento de 14% em relação a 2022. 

Vale destacar que o México foi o quinto principal destino das exportações brasileiras no ano, de acordo com dados da Apex Brasil.

Quem é Claudia Sheinbaum?

Claudia Sheinbaum Pardo é cientista e política, nascida em 24 de junho de 1962, na Cidade do México. De ascendência judaica, seus avós migraram da Lituânia e Bulgária para o México para escapar da Segunda Guerra Mundial.

Desde cedo, Claudia esteve imersa em ambientes acadêmicos e políticos. Seu pai, Carlos Sheinbaum Yoselevit, era engenheiro químico, e sua mãe, Annie Pardo Cemo, bióloga e professora, ambos participantes do movimento estudantil de 1968 no México.

Formou-se em Física na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e foi membro do Conselho Estudantil Universitário (CEU), participando ativamente do movimento estudantil de 1986 a 1987 em defesa da gratuidade universitária.

Formada em 1989, Claudia obteve mestrado e doutorado em Engenharia de Energia na mesma universidade. Em 1995, tornou-se professora do Instituto de Engenharia da UNAM e, quatro anos depois, foi premiada como jovem pesquisadora da universidade em engenharia e inovação tecnológica.

Seu envolvimento com a política teve início nos anos 1980 com o movimento estudantil, mas efetivamente começou em 2000, quando AMLO era prefeito da Cidade do México. Na ocasião, foi nomeada Secretária do Meio Ambiente da capital, cargo que ocupou até 2006.

De 2015 a 2017, foi prefeita de Tlalpan e, em 2018, venceu a eleição para a prefeitura da Cidade do México.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.