Luis Stuhlberger assumiu a responsabilidade pelas decisões de investimento nos fundos de ações Brasil da Verde Asset Management, após uma reestruturação da estratégia devido às fortes perdas em abril.

Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, o gestor de ações Elmer Ferraz deixou o fundo, de acordo com fontes, que preferiram permanecer anônimas ao discutir mudanças internas.

Raul Cavendish e Luiz Paulo Nogueira, analistas de ações da equipe de Ferraz, também saíram como parte da reestruturação da equipe que gerencia os fundos de ações.

Stuhlberger, cofundador da Verde em 2015, será responsável pela tomada de risco nesses fundos por ora, enquanto Antonio Barreto assumirá a responsabilidade pela pesquisa de ações.

A Verde Asset Management confirmou as mudanças. Nogueira não quis comentar. Ferraz e Cavendish não responderam aos pedidos de comentário.

Perdas em abril

O fundo Verde AM Ações FIA registrou uma queda de 7,1% após taxas em abril, em comparação com o recuo de 1,7% do Ibovespa no mesmo período. As posições em Suzano, Itaú Unibanco e XP foram os principais contribuintes para as perdas, conforme detalhado na carta de gestão do fundo.

Simultaneamente, o principal fundo multimercado da Verde caiu 3,8% após taxas no mês passado, marcando a maior queda mensal desde o final de 2021, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A Verde Asset Management, cujo fundo carro-chefe acumula um retorno de mais de 24.000% desde o lançamento no final dos anos 1990, administra cerca de R$ 22 bilhões e é uma das principais gestoras independentes do Brasil.