Índice de Preços (PCE) nos EUA apresenta variações em novembro, indicando desaceleração
Nesta sexta-feira, 22 de dezembro, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou os dados referentes ao Índice de Preços e Gastos com Consumo (PCE) do mês de novembro, revelando uma queda de 0,10% em relação a outubro deste ano. Na análise anual, o PCE registrou um aumento de 2,6%, marcando uma desaceleração em comparação […]

Nesta sexta-feira, 22 de dezembro, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou os dados referentes ao Índice de Preços e Gastos com Consumo (PCE) do mês de novembro, revelando uma queda de 0,10% em relação a outubro deste ano.
Na análise anual, o PCE registrou um aumento de 2,6%, marcando uma desaceleração em comparação com o crescimento anual de 3,0% no mês anterior. Este resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que apostavam em uma elevação de 2,8%.
O núcleo do PCE, que exclui elementos voláteis como alimentos e energia, apresentou um crescimento de 0,1% em novembro em relação ao mês anterior. Ao avaliar o crescimento anual, observou-se uma redução para 3,2%, em comparação com os 3,5% registrados no mês passado, ficando abaixo da projeção de 3,4% dos analistas.
Renda pessoal apresenta aumento, enquanto gastos com consumo têm leve elevação
No mesmo comunicado, o Departamento do Comércio divulgou que a renda pessoal nos Estados Unidos teve um incremento de 0,4% em novembro ante outubro, em conformidade com as expectativas dos analistas consultados pela FactSet.
Quanto aos gastos com consumo, houve um aumento de 0,2% em dezembro em relação ao mês anterior, ficando ligeiramente abaixo da elevação de 0,3% esperada pelos analistas.
O PCE, que se configura como a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, continua a ser monitorado atentamente diante das variações econômicas.