Nesta quarta-feira (2), por volta de 14h50,  o Ibovespa registrava uma queda de 0,74%, sendo cotado a 120.349 pontos. Durante a sessão, as ações da Cielo (CIEL3) e CSN (CSNA3) estão em declínio, o que exerce pressão sobre o índice. Além disso, a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3) também contribuem para a baixa do Ibovespa devido aos seus recuos.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) estão operando com uma redução de 1,31%, enquanto as ordinárias (PETR3) apresentam uma queda de 1,50%. As ações da Vale (VALE3) também estão em baixa, com um declínio de 1,61%.

Por outro lado, algumas empresas estão registrando altas na bolsa, como a Eztec (EZTC3), que está avançando 1,00%. No entanto, a maior alta é da JBS (JBSS3), com um aumento de +2,73%. Em sentido oposto, a Cielo (CIEL3) lidera as quedas, com perdas de -8,30%.

No radar dos investidores

Os investidores estão atentos a diferentes eventos que estão impactando os mercados globais. Um dos principais pontos de interesse é a decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e suas consequências. Além disso, a recente notícia do rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela Fitch na terça-feira anterior também está exercendo pressão sobre os mercados em todo o mundo.

No cenário brasileiro, há um destaque especial para a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no programa Bom Dia, Ministro, da EBC, realizada na manhã desta quarta-feira. Haddad anunciou que o governo federal planeja lançar a partir de setembro uma nova etapa do programa de renegociação de dívidas, chamada de fase “não bancária” do programa Desenrola.

O ministro também revelou que em agosto haverá um leilão para que os credores participem da segunda fase do programa de renegociação de dívidas. O credor que oferecer o maior desconto terá sua dívida garantida pelo Tesouro Nacional.

Por outro lado, no campo das empresas, a temporada de balanços está em pleno andamento. As empresas Taesa (TAEE11), PRIO (PRIO3) e CSN (CSNA3) divulgarão seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2023 após o fechamento do mercado nesta quarta-feira.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.