Petrobras e Vale fecham acordo focado em combustíveis renováveis
A assinatura do acordo ocorreu no Rio de Janeiro, com a presença de Magda Chambriard, presidente da Petrobras, e Gustavo Pimenta, presidente da Vale.

A Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3) anunciaram, nesta sexta-feira (18), um acordo para o fornecimento de produtos que visam reforçar a competitividade e impulsionar ações de descarbonização.
Entre as iniciativas, destaca-se o uso do Diesel R pela mineradora. A assinatura do acordo ocorreu no Rio de Janeiro, com a presença de Magda Chambriard, presidente da Petrobras, e Gustavo Pimenta, presidente da Vale.
O acordo envolve a colaboração entre as empresas na busca por oportunidades de negócios de baixo carbono, abrangendo itens como diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável.
O Diesel R, fornecido pela Petrobras, já está sendo utilizado em uma locomotiva que percorre a ferrovia entre Espírito Santo e Minas Gerais, além de abastecer um caminhão fora de estrada, com capacidade para 214 toneladas, na mina Fábrica Nova, localizada no Complexo Mariana (MG).
Essa parceria marca a primeira venda direta do diesel coprocessado da Petrobras para um consumidor final. O combustível, denominado diesel B R5, é produzido por meio do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas vegetais. Além disso, ele contém a mistura obrigatória de 14% de biodiesel, resultando em um combustível com 18,3% de conteúdo sustentável.
Combustível sustentável
De acordo com a Petrobras, o Diesel R é um diesel S10 que incorpora uma porcentagem de HVO (óleo vegetal hidrotratado, em inglês) em sua formulação.
A porção renovável desse combustível possui as mesmas características químicas do diesel mineral, mas é produzida por meio do hidrotratamento de óleos vegetais. Por isso, ele pode ser utilizado sem a necessidade de modificações em veículos ou nos sistemas de armazenagem.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, declarou que a companhia está “desenvolvendo combustíveis cada vez mais sustentáveis e cumprindo nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações. A parceria com a Vale representa mais um passo no aperfeiçoamento da capacidade produtiva e da infraestrutura logística da Petrobras, para oferecer produtos mais verdes, como o Diesel R, e fortalecer nossa estratégia de descarbonização,” disse.
Por sua vez, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, destacou a importância do acordo. “Essa parceria reforça o compromisso da Vale com a descarbonização de suas operações e com a busca por soluções que reduzam as emissões de nossos clientes, aproveitando o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis.”