A partir de segunda-feira (26), a B3 permitirá a negociação de contratos a termo para fundos imobiliários (FIIs) e para algumas Brazilian Depositary Receipts (BDRs) Não Patrocinados, atendendo a um pedido do mercado por mais flexibilidade nesse segmento. 

Inicialmente, apenas alguns ativos estarão disponíveis para negociação a termo, como os FIIs BTG Pactual Logística (BTLG11), Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), Maxi Renda (MXRF11), XP Malls (XPML11), entre outros. 

No caso dos BDRs, estão incluídas ações de grandes empresas globais, como Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Tesla (TSLA34) e outras.

Essa medida faz parte da agenda de desenvolvimento de produtos da B3, que busca atender ao crescimento expressivo no volume de negociações e no número de investidores em FIIs e BDRs. 

De acordo com Thalita Forne, superintendente de Produtos Listados da B3, essa novidade impulsionará e sofisticará as operações dos investidores nesse mercado.

“A inclusão dos fundos imobiliários no mercado a termo é mais um passo no desenvolvimento do produto. O mercado de FIIs tem apresentado crescimento de volumes, novos investidores e a viabilização do termo vai impulsionar e sofisticar ainda mais as operações dos investidores”, afirmou.

Além disso, os FIIs já contam com mecanismos como o empréstimo de cotas e a negociação via Contrato Futuro de IFIX, o índice de fundos imobiliários da B3. O contrato a termo permite que os investidores aproveitem oportunidades de mercado sem a necessidade de um desembolso imediato, diferentemente dos contratos futuros que exigem ajustes diários.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.