Investimentos em energia renovável irão crescer em 2023, afirma IEA
A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou nesta quinta-feira (25) que os investimentos em energia limpa irão ultrapassar os gastos com combustíveis fósseis em 2023. De acordo com o relatório World Energy Investment, os recursos direcionados a projetos solares devem superar os investimentos na produção de petróleo pela primeira vez. O investimento anual em energia […]

A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou nesta quinta-feira (25) que os investimentos em energia limpa irão ultrapassar os gastos com combustíveis fósseis em 2023. De acordo com o relatório World Energy Investment, os recursos direcionados a projetos solares devem superar os investimentos na produção de petróleo pela primeira vez.
O investimento anual em energia renovável registrou um aumento de quase 25% desde 2021, enquanto os gastos com combustíveis fósseis tiveram um crescimento de apenas 15%, informou o órgão regulador de energia. Fatih Birol, diretor executivo da IEA, destacou que a transição para a energia limpa está ocorrendo em um ritmo mais acelerado do que muitas pessoas imaginam.
A cada dólar investido em combustíveis fósseis, cerca de 1,7 dólar está sendo direcionado para energia limpa. Há cinco anos, essa proporção era de um para um. Essa mudança reflete a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a necessidade de reduzir as emissões de carbono.
Estima-se que aproximadamente 2,8 trilhões de dólares serão investidos em energia em todo o mundo em 2023. Deste montante, mais de 1,7 trilhão de dólares será destinado a energias renováveis, energia nuclear, veículos elétricos e melhorias de eficiência. Os outros 1 trilhão de dólares será direcionado para petróleo, gás e carvão.
De acordo com a IEA, a demanda por carvão atingirá o nível mais alto de todos os tempos, chegando a seis vezes o necessário até 2030 para atingir as metas de emissões líquidas de carbono zero até 2050. Essa tendência mostra que os gastos atuais com combustíveis fósseis estão acima do necessário para alcançar a meta de “net zero” até a metade do século.
Investimentos em Energia renovável
Em 2023, os investimentos em energia solar devem ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares por dia, totalizando cerca de 380 bilhões de dólares anualmente. Esses números destacam o papel crucial da energia solar na descarbonização rápida de toda a economia. Surpreendentemente, algumas das regiões mais ensolaradas do mundo possuem os níveis mais baixos de investimento solar, ressaltou Dave Jones, chefe de insights de dados do think tank de energia Ember.
A IEA também apontou que os investimentos em novos suprimentos de combustíveis fósseis aumentarão em 6% em 2023, totalizando 950 bilhões de dólares. No entanto, essa cifra demonstra um descompasso com as metas de sustentabilidade e a urgência em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A tendência de crescimento dos investimentos em energia limpa e a crescente liderança sobre os combustíveis fósseis são indicadores positivos na transição para uma matriz energética mais sustentável.
Tesouro Nacional: governo vai lançar novos “títulos públicos sustentáveis”