Os investidores que possuem BDRs Nível III do Nubank (NUBR33) têm até o dia 11 de agosto para decidir qual opção desejam seguir, como parte da reestruturação do programa de BDRs da instituição financeira. A mudança afetará a categoria dos papéis na B3 (B3SA3), resultando na transição dos BDRs Nível III para BDRs Nível I não patrocinados.

No geral, os donos de BDRs Nível III do Nubank, incluindo aqueles que aderiram ao programa NuSócios, devem optar por uma das três opções disponíveis:

Trocar os BDRs por ações equivalentes
Os investidores que optarem por essa opção manterão sua condição de acionistas do Nubank. Em troca dos BDRs Nível III, receberão ações ordinárias classe A do Nubank, negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE). A troca será feita com base na proporção de um sexto de uma ação negociada na NYSE para cada BDR Nível III detido. Para ser elegível a essa opção, é necessário possuir pelo menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos.

Converter para BDRs Nível I não patrocinados
Aqueles que desejarem continuar sendo proprietários de BDRs do Nubank poderão realizar a conversão de seus BDRs Nível III para BDRs Nível I não patrocinados. Nessa opção, não haverá alteração na quantidade ou valor dos BDRs, sendo a proporção mantida em 1 para 1.

Receber o valor dos BDRs
Os investidores que não desejarem manter seus BDRs ou convertê-los em ações nos Estados Unidos poderão receber o valor correspondente aos BDRs. Após a venda das ações lastro dos BDRs Nível III na bolsa americana, os valores em dólares serão convertidos para reais, de acordo com a taxa de câmbio atualizada. O valor proporcional será então depositado, sendo direcionado para a conta do Nubank no caso dos participantes do programa NuSócios e para a conta de investimentos no caso dos BDRs comprados.

Importância da manifestação dentro do prazo

É fundamental que os detentores de BDRs do Nubank se manifestem e escolham uma das opções disponíveis até o final do período estabelecido. Caso não façam uma escolha, serão automaticamente enquadrados na opção 3, ou seja, receberão o valor equivalente aos seus BDRs.

De acordo com o Nubank, a escolha pode ser realizada diretamente pelo aplicativo do Nubank ou pela plataforma NuInvest, dependendo de onde cada pessoa adquiriu seus BDRs.

Entenda a mudança no programa de BDRs do Nubank

Quando o Nubank abriu seu capital em dezembro de 2021, ocorreu a dupla listagem das ações, com a disponibilização de ações na Bolsa de Nova York e de BDRs Nível III no Brasil. Agora, os BDRs Nível III do Nubank serão convertidos em BDRs Nível I não patrocinados. Essa mudança implica que outra instituição financeira será responsável pelos recibos, em vez da própria empresa listada.

Diferenças entre os níveis de BDRs

Os BDRs representam a negociação de frações das ações de empresas estrangeiras em bolsas de valores estrangeiras. Na B3, existem diferentes categorias de BDRs:

BDRs Nível III: emitidos por empresas estrangeiras registradas como companhias abertas no Brasil, ou seja, registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
BDRs Nível I: emitidos por empresas estrangeiras listadas em bolsas estrangeiras, sem a necessidade de registro no Brasil. Esses BDRs podem ser negociados também na B3.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.