Datena agride Marçal durante debate na TV Cultura
Durante debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo neste domingo (15), o apresentador Datena agrediu seu oponente, o ex-coach Pablo Marçal.

Durante debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo neste domingo (15), promovido pela TV Cultura, o apresentador José Luiz Datena agrediu seu oponente, o ex-coach Pablo Marçal.
Após trocas de ofensas e provocações, Datena atacou seu adversário com uma cadeira. Imediatamente, a transmissão do debate foi interrompida pelo apresentador, que chamou o intervalo comercial.
O que aconteceu
Tudo começou quando o apresentador se recusou a dirigir uma pergunta ao ex-coach Pablo Marçal durante o debate, afirmando que o adversário havia “subvertido os debates, transformando-os em meros programas de internet dele”.
Em resposta, Marçal fez uma acusação grave, alegando que Datena teria praticado assédio sexual contra uma funcionária da Band.
Os playboys da cidade de São Paulo não sabem o que eu vou falar agora, mas quem é da quebrada sabe. “Homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente” — falou, citando uma música dos Racionais MC’s.
“Tem alguém aqui que é ‘jack’ (gíria utilizada para se referir a estuprador). É alguém que responde por assédio sexual. Essa pessoa dá pena”, acrescentou Marçal, fazendo trocadilho com o apelido de “Dapena” que usa para se referir ao apresentador.
Vale lembrar que o caso mencionado pelo ex-coach durante o debate refere-se a uma denúncia feita pela repórter Bruna Drews, em janeiro de 2019, contra José Luiz Datena. Na ocasião, Drews alegou que o apresentador teria feito comentários inapropriados, dizendo que ela “não precisava emagrecer, pois era muito gostosa” e afirmando que era “um desperdício ela namorar uma mulher”.
Datena processou Bruna por calúnia e difamação, e, nove meses após a acusação, ela assinou uma retratação em um cartório de São Bernardo do Campo. No entanto, em entrevista ao portal Universa, em outubro de 2019, Drews afirmou que foi “induzida pelos advogados de Datena” a assinar a carta de retratação, sustentando sua versão inicial dos acontecimentos.
Em resposta às acusações, Datena afirmou que o caso foi arquivado e que Bruna Drews lhe pediu desculpas. Ele mencionou a retratação assinada por ela, reforçando que a questão havia sido resolvida judicialmente e que a denúncia foi retirada.
Marçal está internado
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal foi internado no hospital Sírio-Libanês após a agressão. De acordo com sua equipe e publicações nas redes sociais, Marçal sofreu uma fratura em uma costela, passou por exames de tomografia e está sob observação. O hospital ainda não emitiu um boletim médico oficial.
Datena foi expulso do programa, e Marçal precisou acionar uma ambulância. Imagens nas redes sociais mostram o candidato recebendo atendimento ainda dentro da viatura a caminho do hospital.
Em uma nota oficial, a equipe de Marçal informou que ele foi levado às pressas para cuidados médicos emergenciais, mencionando que o candidato foi “covardemente agredido” e que apresenta “suspeitas de fraturas na região torácica e dificuldade para respirar”.
“Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo”, diz o comunicado.
A equipe de Marçal também divulgou um vídeo comparando a agressão sofrida com dois atentados: a facada que Jair Bolsonaro sofreu em 2018 e o tiro disparado contra Donald Trump na Pensilvânia, há dois meses. “Por que todo esse ódio?”, questionou Marçal em sua conta no Instagram.