Dados de empregos nos EUA: payroll fica acima do esperado e impacta Ibovespa

Os dados de emprego dos Estados Unidos, conhecidos como payroll, tiveram um impacto negativo no mercado brasileiro antes mesmo da abertura do Ibovespa no mercado futuro. Após o Departamento do Trabalho dos EUA divulgar o relatório de emprego por volta das 9h30 (horário de Brasília), o Ibovespa registrou uma queda de 0,52% para 112.693 pontos […]

imagem do autor
Última atualização:  06 de out, 2023 às 13:36
Dados de empregos nos EUA: payroll fica acima do esperado

Os dados de emprego dos Estados Unidos, conhecidos como payroll, tiveram um impacto negativo no mercado brasileiro antes mesmo da abertura do Ibovespa no mercado futuro. Após o Departamento do Trabalho dos EUA divulgar o relatório de emprego por volta das 9h30 (horário de Brasília), o Ibovespa registrou uma queda de 0,52% para 112.693 pontos às 10h10.

De acordo com o relatório, os Estados Unidos adicionaram 336 mil empregos (excluindo o setor agrícola) em setembro, com a taxa de desemprego permanecendo em 3,8% e um aumento de 2% nos salários.

Após a criação de 187 mil empregos em agosto, o índice Refinitiv previa a criação de 170 mil empregos fora do setor agrícola no mês passado.

A divulgação do payroll resultou em uma reação negativa generalizada nas bolsas de valores, e o dólar subiu significativamente, atingindo a marca de R$ 5,20.

Como o payroll impacta o mercado de investimentos do Brasil?

O payroll, também conhecido como Relatório de Empregos Não-Agrícolas (Nonfarm Payrolls), é um relatório econômico mensal divulgado pelo Bureau of Labor Statistics dos EUA. Ele fornece informações sobre a quantidade de empregos criados ou perdidos nos Estados Unidos.

Os dados do payroll nos EUA podem influenciar as taxas de câmbio, afetando a valorização ou desvalorização do dólar americano em relação ao real brasileiro. Se os números do payroll forem positivos (ou seja, indicarem um forte crescimento do emprego), o dólar tende a se fortalecer, o que pode prejudicar os investidores brasileiros que têm ativos denominados em dólar.

No mercado de ações, os investidores estrangeiros muitas vezes realocam seus investimentos com base em eventos e indicadores econômicos dos EUA, o que pode impactar os mercados de ações brasileiros.

Além disso, os dados do payroll também podem influenciar o sentimento dos investidores globais. Se os números do payroll forem positivos, isso pode ser interpretado como um sinal de uma economia global robusta.