Caroline Ellison é condenada a 2 anos de prisão e a devolver R$ 60 bilhões no caso FTX
Apesar da condenação, Kaplan demonstrou simpatia por Ellison, que foi uma testemunha fundamental no julgamento de Sam Bankman-Fried, fundador e CEO da FTX e ex-namorado dela.
A ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, foi condenada a 24 meses de prisão por um juiz federal nesta terça-feira (24), em decorrência de seu envolvimento no colapso da FTX.
Além disso, o juiz Lewis A. Kaplan determinou que Ellison, de 29 anos, também deverá devolver cerca de US$ 11 bilhões e poderá cumprir a pena em uma unidade de segurança mínima perto de Boston, onde sua família reside. Após cumprir a pena, ela terá três anos de liberdade supervisionada.
Apesar da condenação, Kaplan demonstrou simpatia por Ellison, que foi uma testemunha fundamental no julgamento de Sam Bankman-Fried, fundador e CEO da FTX e ex-namorado dela.
“Você era vulnerável e foi explorada”, disse. Ele também observou que ela parecia genuinamente arrependida. O juiz elogiou sua cooperação, destacando que nunca havia visto alguém como ela em seus 30 anos de experiência.
No entanto, ele enfatizou que o colapso da FTX foi uma das maiores fraudes financeiras da história dos EUA e que sua colaboração, embora significativa, não era suficiente para evitar a prisão.
“Em um caso tão sério, um ‘cartão de saída livre da prisão’ não é algo que eu possa considerar”, disse Kaplan antes de determinar a pena.
Posicionamento de Ellison
Ellison testemunhou contra Bankman-Fried durante seu julgamento criminal no ano passado, alegando que ele tentou subornar autoridades estrangeiras e forneceu intencionalmente dados financeiros enganosos a credores. Seu depoimento foi descrito como uma “pedra angular” na condenação de Bankman-Fried, que foi sentenciado a 25 anos de prisão e agora está apelando de sua condenação.
Ao contrário de Bankman-Fried, Ellison contribuiu proativamente com o Departamento de Justiça. Seus advogados argumentaram que ela não representava risco de reincidência e que deveria receber uma pena reduzida devido à sua colaboração. O advogado de Ellison, Anjan Sahni, afirmou que ela foi enganada por Bankman-Fried e, após o colapso da FTX, “recuperou sua bússola moral”.
Antes da sentença, Ellison expressou seu arrependimento e se desculpou aos antigos clientes da FTX e da Alameda, amigos e familiares. “O cérebro humano é ruim em compreender números grandes”, disse, com a voz trêmula. “Eu não consigo nem começar a imaginar a dor que causei”, acrescentou.
Agora, Ellison terá aproximadamente 45 dias para se entregar voluntariamente ao Bureau of Prisons e iniciar o cumprimento de sua pena. Ela também refletiu sobre a improbabilidade de sua situação.
“Se você tivesse me dito em 2018 que eu acabaria me declarando culpada de fraude, eu teria dito que você era louco”, finalizou.