BC aumenta estimativa do crescimento do PIB para 2,9% em 2023
O ministro da Fazenda Fernando Haddad declarou nesta quinta-feira (28), sobre a revisão otimista da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, que foi recentemente apresentada no Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Haddad anunciou que a estimativa foi ajustada para cima: “Deve subir mais. A nossa projeção atual está superior a 3%”, […]
O ministro da Fazenda Fernando Haddad declarou nesta quinta-feira (28), sobre a revisão otimista da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, que foi recentemente apresentada no Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Haddad anunciou que a estimativa foi ajustada para cima: “Deve subir mais. A nossa projeção atual está superior a 3%”, afirmou.
Haddad também explicou que essas atualizações nas previsões vêm sendo notadas ao longo do ano, devido a diferentes abordagens metodológicas, mas ressaltou que há uma convergência de dados. O ministro expressou otimismo, especialmente se projetos cruciais forem aprovados, prevendo um quarto trimestre promissor.
O Banco Central (BC), em sua edição de setembro do RTI também divulgada hoje, aumentou a estimativa de crescimento do PIB 2023 de 2% para 2,9%. Além disso, indicou uma projeção de crescimento de 1,8% para 2024.
Conforme apontado no relatório, essa revisão positiva se deve principalmente à surpresa positiva no desempenho econômico durante o segundo trimestre e, em menor grau, a previsões mais favoráveis para o desempenho da indústria, dos serviços e do consumo das famílias no segundo semestre.
Veja também:
BNDES: o que é e qual sua relação com o desenvolvimento econômico do Brasil