A B3 (B3SA3) anunciou nesta quinta-feira (21), o lançamento de um novo índice de renda fixa denominado IDAP5. Este índice será composto por uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA, conhecidos no mercado brasileiro como DAP. O DAP é um tipo de contrato derivativo geralmente utilizado como uma medida de proteção contra as variações da taxa de juros real brasileira (descontada a inflação).

O cupom de IPCA corresponde à taxa de juros real, calculada através da diferença entre a média das taxas dos Depósitos Interfinanceiros (DIs) e a taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial de inflação no Brasil.

Portanto, o DAP é utilizado em operações de hedge (proteção) de títulos públicos e privados. O IDAP5, de acordo com a B3, refletirá a variação do IPCA acrescida de uma taxa de juros fixa. Segundo Henio Scheidt, gerente de Índices da B3, “os índices fornecem alternativas para os investidores acompanharem determinados mercados.

No caso do IDAP5 da B3, a rentabilidade está vinculada ao IPCA mais uma taxa de juros (cupom), o que o torna um excelente parâmetro para investimentos de renda fixa que seguem o IPCA”. O cálculo do IDAP5 será baseado em uma carteira teórica composta por cinco contratos de DAP, com vencimentos nos próximos cinco anos.