Ações da petrolífera argentina YPF disparam com anúncio de privatização por Milei
As ações da YPF, a empresa estatal de petróleo da Argentina, registraram um notável aumento nesta segunda-feira (20), impulsionadas pela declaração do presidente eleito, Javier Milei, de sua intenção de privatizar a companhia. No início da sessão de negociações, as ações da YPF experimentaram uma ascensão significativa, ultrapassando os 40%. Entretanto, ao longo do dia, […]

As ações da YPF, a empresa estatal de petróleo da Argentina, registraram um notável aumento nesta segunda-feira (20), impulsionadas pela declaração do presidente eleito, Javier Milei, de sua intenção de privatizar a companhia.
No início da sessão de negociações, as ações da YPF experimentaram uma ascensão significativa, ultrapassando os 40%. Entretanto, ao longo do dia, parte desses ganhos foi reduzida, resultando em um fechamento com uma alta de 35,2%.
A YPF, principal petrolífera argentina, desempenha um papel crucial na supervisão do desenvolvimento da Vaca Muerta, a segunda maior reserva global de gás de xisto e a quarta maior de óleo de xisto.
Vale destacar que há mais de uma década, o governo argentino nacionalizou 51% da YPF, que anteriormente estava sob controle da espanhola Repsol.
Embora os mercados argentinos estivessem fechados devido a um feriado, as ações relacionadas ao país e seus títulos em dólares apresentaram uma recuperação notável no cenário internacional após os desdobramentos eleitorais.
Javier Milei, ao derrotar o ministro da Economia, Sergio Massa, reiterou sua determinação em privatizar a YPF como parte de uma estratégia mais ampla para reduzir a presença estatal e aprimorar as finanças públicas.
O economista está programado para assumir o cargo em 10 de dezembro e expressou otimismo quanto à capacidade de seu governo em gerar valor para as empresas, visando uma venda que seja “altamente benéfica para os argentinos”.