Após quase dois anos de hiato, a Blue Origin, empresa aeroespacial de Jeff Bezos, prepara-se para retomar seu programa de turismo espacial. A mais nova empreitada foi anunciada pela empresa no começo desta semana. 

Conforme o divulgado, no próximo domingo, dia 19 de maio, às 10h30 (horário de Brasília), a companhia realizará uma missão tripulada a bordo da nave New Shepard, marcando o primeiro voo espacial tripulado da empresa desde agosto de 2022. 

Bezos, já havia expressado, no passado, o desejo de se dedicar aos empreendimentos da Blue Origin, após ter deixado o cargo de CEO da Amazon.

Detalhes da Missão NS-25

A missão, batizada de NS-25, deverá ter uma duração de 10 minutos, e promete proporcionar a sensação de gravidade zero aos tripulantes.

Vale enfatizar que os participantes da NS-25 não tratam-se de astronautas treinados da ativa. A tripulação selecionada é composta por seis civis, entre eles um nome de grande destaque: Ed Dwight. Aos 90 anos, Dwight se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço, superando o recorde de William Shatner, que voou aos 90 anos e 6 meses.

Mas a história de Dwight vai além da idade. Em 1961, ele marcou a história ao se tornar o primeiro candidato negro a astronauta nos EUA. Apesar de ter sido treinado na Força Aérea e recomendado à NASA em 1963, Dwight nunca teve a oportunidade de embarcar em uma missão espacial. 

Interessados em acompanhar o novo lançamento tripulado na New Sheppard, devem estar sintonizados às 10:30 no site oficial da Blue Origin, que irá transmitir a missão ao vivo. 

Tripulação da NS-25

TripulanteOcupação
Ed DwightEscultor
Carol SchallerContadora aposentada 
Gopi ThotakuraPiloto de aviões
Mason AngelEmpresário
Kenneth L. HessEmpresário
Sylvain ChironEmpresário

Histórico de segurança da Blue Orign

Em agosto de 2022, a Blue Origin realizou seu último voo espacial tripulado, transportando com sucesso seis passageiros para a subórbita da Terra. No entanto, apenas um mês depois, em setembro, a empresa sofreu um revés durante o lançamento não tripulado do foguete New Shepard, que falhou logo após a decolagem.

Apesar do incidente não ter causado feridos, a falha gerou grande preocupação e motivou a abertura de uma investigação pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. Segundo apurado, o problema ocorreu no momento em que o foguete atingiu a pressão máxima, conhecida como “Max-Q”, a uma velocidade de 1.126 km/h e altitude de 8.500 metros.

A Blue Origin, por sua vez, informou que a falha se originou em um “mecanismo de impulsão” do foguete, o que ocasionou a ejeção automática da cápsula localizada na parte superior da nave aeroespacial, que pousou sem danos. A NS-25 representa o 25º lançamento de um foguete da empresa e o 7º com passageiros a bordo.

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.