Números oficiais divulgados pelo ONS (órgão de estatística britânico), nesta Quinta-feira (28), constataram que o Reino Unido entrou em recessão econômica no final do ano passado. 

Conforme o divulgado, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2023, e outros 0,3% no último trimestre do referido ano. Diante dos resultados, a economia da nação entrou em uma recessão superficial. 

Apesar do cenário desafiador, há indícios de uma recuperação no início de 2024, com um crescimento mensal do PIB de 0,2%, em janeiro. Estudos não oficiais apontam que essa crescente pode se manter nos meses subsequentes. 

Segundo a ONS, considerando o período completo de 2023, a economia britânica registrou um leve crescimento de 0,1%, quando comparado a 2022. 

Em ano de eleições, as atuais conjunturas desafiadoras representam um problema para o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, que agora precisa convencer os eleitores de que a economia está segura sob sua liderança. 

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.