Primo Pobre: conheça a história do influenciador Eduardo Feldberg
Eduardo Feldberg é o “Primo Pobre”, um influenciador cujo conteúdo é voltado, sobretudo, para ensinar educação financeira à pessoas de menor poder aquisitivo.
Natural do estado de São Paulo, Eduardo Feldberg, o “primo pobre”, vem se destacando como um fenômeno nas plataformas digitais. Com uma abordagem descontraída e acessível, ele conquistou um vasto público ao compartilhar conteúdos sobre educação financeira, investimentos e economia.
Atualmente, aos 39 anos de idade (no momento da publicação deste artigo), Feldberg, já conta com uma base de 2,92 milhões de seguidores em seu canal no YouTube. O influenciador, se consolidou como uma referência no cenário digital, ao influenciar na maneira como muitos brasileiros encaram a gestão do dinheiro e o planejamento financeiro.
Interessado em saber mais sobre o Primo Pobre? O Melhor Investimento te conta tudo sobre a trajetória do educador digital.
Perfil de Eduardo Feldberg
Nascido em 1º de junho de 1985, Eduardo Feldberg se define como uma pessoa introspectiva, que valoriza momentos de reflexão e aprecia sua própria companhia. Seus interesses pessoais incluem leitura, escrita, viagens, a prática de esportes e, sobretudo, a busca constante por novos conhecimentos.
Feldberg também enfatiza, em várias ocasiões, sua fé cristã e o prazer que encontra em servir na igreja, a qual frequenta. Ele possui formação em Teologia pelo Seminário Teológico da Primeira Igreja Batista da Lapa, a qual chama carinhosamente de “minha amada igreja”, como descrito em seu site.
Graduado em Música pelo Conservatório Souza Lima, ele domina diferentes instrumentos, têm amplo conhecimento em teoria musical e até mesmo composições próprias.
Além disso, Feldberg realizou cursos na área de contabilidade e iniciou a graduação em Publicidade e Propaganda no Mackenzie, mas optou por abandoná-la após um ano. Anos mais tarde, formou-se em Produção Audiovisual pelas Faculdades Integradas Rio Branco.
Carreira na Educação
Em diferentes aparições nas mídias, Eduardo Feldberg destaca o seu prazer em ensinar. Seu destaque na educação digital começa pela sua área de formação. Estimulado pela mãe, em 2013, ele publicou um vídeo no YouTube onde ensina como fazer solos de violão em qualquer música e tonalidade.
Com o sucesso alcançado pelo primeiro vídeo, Feldberg decidiu expandir seu trabalho na área da educação musical, criando uma série de conteúdos voltados para o ensino da música. Ele passou a desenvolver material didático diversificado, incluindo aulas práticas e teóricas, com foco em diferentes aspectos da música, como técnica instrumental e teoria musical.
O canal no YouTube, que leva seu próprio nome, atualmente reúne cerca de 442 mil inscritos, um número expressivo (considerando o segmento), muito embora não seja tão alimentado hoje em dia. No momento em que este artigo é escrito, a última publicação data de junho de 2023.
Início de Eduardo Feldberg nas Finanças
De acordo com o próprio, seu canal no YouTube, “Eduardo Feldberg”, não gerava renda suficiente para que ele pudesse viver exclusivamente como youtuber, algo que ainda permanecia como um sonho distante. Na época, ele conciliava seu trabalho como assistente administrativo em uma escola de educação infantil com as aulas de música que oferecia online.
Como se deu, então, sua entrada no mundo das finanças? Feldberg relata que, até aquele momento, não tinha qualquer envolvimento com investimentos. Ele tinha outro canal no YouTube despretensioso, que nem mesmo tinha nome, e era dedicado apenas ao compartilhamento do ele que aprendia de forma geral, movido pelo simples gosto de ensinar.
“Eu também tinha um canal pessoal, que tinha 30 inscritos, onde eu ensinava sobre qualquer coisa que me desse na telha”, disse Eduardo em entrevista no podcast Inteligência LTDA. Em novembro de 2020, Feldberg publicou um vídeo em seu canal no YouTube, sem grandes pretensões, onde ensinava uma técnica para quitar um financiamento imobiliário de maneira mais rápida e eficiente.
O que começou como uma simples dica prática acabou ganhando uma repercussão inesperada. Para sua surpresa, o vídeo viralizou, alcançando mais de 8 milhões de visualizações em pouco tempo. Esse sucesso repentino teve um impacto direto em seu canal, que passou de apenas 30 inscritos para impressionantes 230 mil seguidores em um período de 30 dias.
Surge o influenciador “Primo pobre”
Com a grande repercussão do vídeo sobre amortização, muitos internautas começaram a perguntar quando o influenciador publicaria mais conteúdos com dicas financeiras. Embora isso não fizesse parte de seus planos iniciais, ele decidiu compartilhar o conhecimento que realmente possuía sobre o assunto.
“Eu me considero, uma pessoa que sempre foi boa em trabalhar para ganhar dinheiro, não gastar dinheiro com idiotice para alcançar metas e objetivos, mas nunca fui especialista em investimento”, disse Feldberg ao falar do começo dessa trajetória.
O educador, então, passou a produzir vídeos voltados para ensinar princípios de mentalidade financeira, direcionados a pessoas de menor poder aquisitivo. Foi a partir dessa abordagem que surgiu, de forma espontânea, o apelido dado pelos próprios seguidores: “Primo Pobre”.
O nome faz uma alusão tanto ao público-alvo de seus conteúdos quanto a uma brincadeira com o influenciador Thiago Nigro, mais conhecido como “Primo Rico”.
Conteúdo do Primo Pobre
O canal Primo Pobre no YouTube é um dos canais mais proeminentes de finanças do Brasil, estando próximo à marca de 3 milhões de inscritos. É “o maior canal de educação financeira para pobres do mundo”, descreve Eduardo Feldberg.
Em geral, Feldberg oferece vídeos sobre educação financeira, economia e dinheiro para quem nunca aprendeu sobre esses temas na vida. O conteúdo é explicado de forma extremamente simples e descomplicada, usando exemplos, experiências e termos acessíveis ao “povão”, como o próprio criador descreve.
Aqui estão alguns tópicos abordados pelo Primo Pobre:
- Educação Financeira: dicas práticas para melhorar a gestão do dinheiro, como economizar, investir e evitar dívidas.
- Investimentos: explora diferentes tipos de investimentos, desde ações até renda fixa, e ajuda os espectadores a entenderem como fazer seu dinheiro trabalhar para eles.
- Mudança de mentalidade: incentiva uma mudança de mentalidade e comportamento em relação ao dinheiro, buscando mostrar que é possível alcançar a independência financeira mesmo com recursos limitados.
- Experiências pessoais: Eduardo também compartilha suas próprias experiências e histórias pessoais relacionadas a finanças.
+8 apps para controle financeiro que você precisa conhecer
Livro “Deixe de Ser Pobre”
A influência do Primo Pobre no meio digital, depois de um tempo, o levou a escrever um livro em 2023, intitulado “Deixe de ser Pobre: os segredos para você sair da pindaíba e conquistar sua independência financeira”.
Na obra, Feldberg compartilha seus conhecimentos e experiências pessoais para ajudar os leitores a entenderem como melhor gerenciar seus recursos financeiros e alcançar a estabilidade econômica.
Assim como em seu canal, o Primo Pobre adota uma linguagem simples e repleta de humor, oferecendo dicas e orientações para quem deseja conquistar a independência financeira com sabedoria e humildade.
O autor afirma que, embora o seu livro contenha princípios universais presentes em muitas outras obras de finanças, o grande diferencial está no público-alvo para o qual ele escreve.
“O meu livro, ele é voltado para pobre, então vai ser numa realidade para quem é pobre”, disse o educador no programa The Noite do SBT. “Esse é um livro para quem, que como nós, nunca teve nenhum contato com educação financeira”, complementou.
Patrimônio de Eduardo Feldberg
Não existem informações oficiais de acesso público que afirmem o tamanho da fortuna ou patrimônio de Eduardo Feldberg. Segundo o Youtuber, ele já se considera independente financeiramente, pois tem um valor que nunca imaginaria ter. Em entrevista ao comediante Danilo Gentili, Feldberg revelou que superou a pobreza e hoje alcançou um certo patamar de riqueza.
Para dar uma ideia de sua ascensão financeira, ele anunciou que em breve compartilhará no seu canal, detalhes sobre a casa que está planejando construir junto com sua esposa. Até então, Feldberg mora no seu mesmo apartamento localizado em Osasco. Aliás, é bem provável que o vídeo já esteja no ar, enquanto você esteve lendo este artigo.
Gostou deste conteúdo? Fique por dentro das últimas novidades do mercado financeiro em nossa página, e não deixe de seguir Melhor Investimento nas redes sociais: