Declarações de Imposto de Renda passam de 1 milhão de envios no 1º dia
O período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IRPF) começou na última sexta-feira (15) e, até às 12h29 (horário de Brasília) do mesmo dia, já haviam sido enviadas 1.112.261 declarações. Os dados foram divulgados pela Receita Federal. Dessas, 44,8% utilizaram a modalidade pré-preenchida, enquanto aproximadamente 58% foram simplificadas. Em relação ao perfil dos […]
Declarações de Imposto de Renda já somam mais de 1 milhão de envios no 1º dia
O período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IRPF) começou na última sexta-feira (15) e, até às 12h29 (horário de Brasília) do mesmo dia, já haviam sido enviadas 1.112.261 declarações. Os dados foram divulgados pela Receita Federal.
Dessas, 44,8% utilizaram a modalidade pré-preenchida, enquanto aproximadamente 58% foram simplificadas. Em relação ao perfil dos contribuintes, 37% eram do sexo feminino, com uma média de idade de 45 anos entre aqueles que optaram por entregar no primeiro dia.
A maioria das declarações (cerca de 77%) foi feita através do programa gerador, enquanto 16% foram submetidas diretamente no sistema online da Receita e 6% por meio de dispositivos móveis. Em relação à situação tributária, aproximadamente 87% têm direito à restituição e apenas 6,6% precisam pagar algum valor.
A rapidez na entrega no início do prazo se tornou motivo de brincadeira na internet. Nas redes sociais, usuários celebraram a submissão da declaração nos primeiros segundos, anunciando um “recorde mundial de entrega de imposto de renda”.
Através das suas postagens, internautas comemoraram ter conseguido se livrar da obrigação e também demonstraram suas expectativas para serem um dos primeiros a receber a restituição. Já outros, lamentaram ao descobrir que terão de pagar imposto.
Prazo para o envio da declaração se encerra no dia 31 de maio
O período de entrega das declarações do Imposto de Renda, iniciado ontem, se encerra às 23h59 do dia 31 de maio. Quem não cumprir o prazo, estará sujeito a multa mínima de R$165,74 ou até 20% do imposto devido. A Receita Federal espera que 43 milhões de brasileiros cumpram essa obrigação fiscal dentro em tempo hábil.
A Receita anunciou ainda uma novidade em 2024: quem optar pela declaração pré preenchida e colocar o Pix como forma de pagamento, ficará na frente na hora da restituição. Contudo, é importante destacar que deixar a declaração para os últimos dias diminui consideravelmente as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. Por isso, a recomendação dos especialistas é entregá-la o quanto antes.