A Vivara (VIVA3) anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Otavio Lyra como novo CEO da empresa. De acordo com informações do Brazil Journal, Nelson Kaufman decidiu voltar atrás em sua decisão de assumir o comando executivo da Vivara. 

Enquanto Lyra, CFO da empresa desde o IPO, assume a presidência da Vivara, Kaufman – fundador e maior acionista da companhia – ficará na presidência executiva do conselho, informou a publicação.
Através da decisão, a Vivara teria como objetivo mostrar que a tese de investimento permanece inalterada. 

Ainda segundo a matéria do Brazil Journal, a companhia também deseja nomear Carolina Lacerda para o conselho, num dos dois assentos independentes deixados vagos com a renúncia de Anna Chaia e Tarcila Ursini na última sexta-feira (22) 

Lacerda, que é ex-banqueira de investimentos, está no conselho de empresas como Rumo, PagBank e BB Seguridade.

Em conversas com investidores e analistas, Kaufman esclareceu o que quis dizer quando anunciou planos de “internacionalizar a companhia.”, explicando que não se trata de tentar competir com players dos EUA e Europa e sim em mercados da América Latina cujas dinâmicas são mais parecidas com a do mercado brasileiro. 

Além disso, o empresário também tentou contextualizar as críticas que fez à gestão da empresa, dizendo que seu ponto “não era que a Vivara é mal tocada, e sim que ela podia fazer mais.” 

Na publicação do Brazil Journal, Kaufman teria aumentado, na semana passada, sua participação na Vivara de 25% para 27%, em meio à queda brutal da ação – uma compra de R$ 90 milhões e um valor relevante para o empreendedor, que já tem quase todo o seu patrimônio na companhia. 

Por fim, um gestor teria afirmado que o valor de mercado Vivara irá depender do resultado que a empresa vai conseguir entregar mas, mesmo assim, “para um bilionário de 71 anos que fez a empresa do zero admitir que errou e tentar consertar, eu acho que isso deve ser aplaudido.”

Com informações do Brazil Journal.