Vamos (VAMO3) confirma programa de recompra de ações
A Vamos (VAMO3), empresa do setor de aluguel de máquinas e caminhões, confirmou um novo programa de recompra de até 30 milhões de ações ordinárias (ON), o que representa cerca de 7% do total em circulação no mercado. A companhia, que é uma das mais jovens empresas do Ibovespa, anunciou encerramento do programa de recompra […]

A Vamos (VAMO3), empresa do setor de aluguel de máquinas e caminhões, confirmou um novo programa de recompra de até 30 milhões de ações ordinárias (ON), o que representa cerca de 7% do total em circulação no mercado.
A companhia, que é uma das mais jovens empresas do Ibovespa, anunciou encerramento do programa de recompra de ações anterior, iniciado em outubro do ano passado.
Motivação da Vamos (VAMO3) para recomprar ações
Nos últimos anos, a Vamos tem mantido uma prática regular de manter programas de recompra de ações em curso.
Segundo a companhia, o objetivo da operação é “a maximização de valor para o acionista, sem redução do capital social”.
As ações recompradas serão mantidas em tesouraria, canceladas ou utilizadas em exercícios de opções, conforme determinado pela empresa.
Vale destacar que a operação será intermediada pelas corretoras da XP Investimentos, Santander, Bradesco, BTG Pactual e Itaú, que atuarão como intermediárias no processo de recompra de ações da Vamos.
Desempenho da VAMOS no 4T23
Na última semana, a empresa divulgou seu balanço do quarto trimestre de 2023, onde reportou um lucro líquido consolidado de R$195,5 milhões.
No decorrer do ano passado, o lucro líquido da empresa atingiu R$587 milhões, mais que triplicando em comparação com 2020, o ano anterior ao IPO da Vamos (VAMO3).
Uma possível interpretação da decisão de recompra de ações é que a administração da empresa considera seu próprio papel subvalorizado. Desde sua inclusão no Ibovespa, no início de setembro de 2023, as ações da empresa acumulam uma queda de pouco mais de 30%.
Entretanto, desde o IPO, as ações da VAMO3 acumulam um aumento de pouco mais de 11%.