Sim, mais uma guerra, entre várias outras guerras, está acontecendo.

E como se não bastasse Ucrânia e Rússia se digladiando há um bom tempo com o mundo inteiro assistindo, agora, temos mais um conflito estourando entre Israel e o grupo palestino Hamas.

Como, infelizmente, temos que falar também sobre os impactos causados no mercado, eu creio que se você investe pelo menos desde fevereiro de 2022, já deve saber um pouco sobre o que uma guerra causa no mundo dos investimentos. Porém, caso não saiba, aqui está uma lista dos possíveis desdobramentos imediatos:

– fuga de capital para economias/moedas mais fortes;

– aumento na inflação;

– queda dos preços de ativos de risco.

Existem também inúmeros outros fatores negativos, fora obviamente a tristeza de vermos seres humanos se matando por motivos diversos, mas que não cabem à opinião desse que vos fala.

E como o meu papel como colunista é falar principalmente de coisas que sejam relacionadas ao seu e ao meu dinheiro, vamos então tocar nesse assunto.

Minha mensagem hoje é: você precisa diversificar!

Eu sei que parece balela, papo de guru da internet, mais do mesmo etc.

Mas, nessas horas você percebe que é somente uma boa diversificação que te tira de todo  esse medo econômico.

“Investidores correm para o dólar buscando segurança”.

“Você tem dólar? Meus parabéns”.

“Preço dos ativos de risco despenca”.

“Você tem caixa pra comprar mais barato? Meus parabéns”.

“Inflação sobe descontroladamente”.

“Você tem ativos que corrigem o IPCA? Meus parabéns”.

Frases como essas estarão sempre em alta em momentos como esse em que estamos. Mas percebe que dizer para diversificar é chato, porém super necessário?

E é para isso que eu trabalho mesmo. Para te dizer coisas que você não quer ouvir, mas te ajudar a tomar decisões sobre coisas que você nem queria saber.

É para te dizer o óbvio que você não faz, e salientando detalhes que você não viu.

Talvez, em cerca de um ano, você realmente não veja a diferença. Talvez, em alguns meses você diga que o “mercado é injusto” e que não se ganha dinheiro investindo.

Talvez, você fique indignado com a violência e culpe a sua má sorte por você e seus investimentos terem presenciado duas guerras seguidas em tão pouco tempo.

Porém, nada vai mudar o fato de que o simples funciona e, se você o fizesse, poderia passar por uma infelicidade global de forma ilesa.

As guerras acontecem com toda infelicidade do mundo e isso independe da nossa vontade. 

Aqui, o meu papel é te dizer: você precisa orar pelos que sofrem e diversificar o que tem.

Fora disso, não há nada o que você possa fazer, infelizmente.

Gabriel Correia

Assessor e mentor de investimentos desde 2020 e investidor desde 2016, Gabriel Correia dedica seus estudos ao que chama de "análise realista", separando tradicionais discursos ilusórios da realidade dos investimentos. Atualmente, é sócio no escritório InvestSmart, vinculado à XP, e colunista de empreendedorismo e investimentos do Melhor Investimento.