A Keeta chega ao Brasil em 30 de outubro, iniciando suas operações nas cidades de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. A plataforma chinesa de delivery, controlada pela gigante Meituan, marca sua primeira grande entrada na América Latina com um projeto-piloto que servirá de base para a expansão até a capital paulista ainda em 2025. O movimento faz parte de um investimento de R$ 5,6 bilhões, planejado para os próximos cinco anos, e representa uma nova etapa na competitiva disputa pelo mercado de aplicativos de entrega no país.

Leia também:

Estratégia da Keeta: por que o Brasil e o litoral paulista?

A escolha por Santos e São Vicente não é por acaso. A Keeta chega ao Brasil inicialmente em cidades com forte presença de pequenas e médias empresas (PMEs) no setor de delivery, permitindo testar sua tecnologia para otimizar processos de entrega. Em Santos, 82% dos pedidos de delivery vêm de restaurantes de pequeno e médio porte, enquanto em São Paulo esse índice cai para 69%. A estratégia da Keeta é, portanto, usar o piloto para reduzir perdas, aumentar a eficiência e reforçar a segurança de entregadores e consumidores.

Segundo Tony Qiu, presidente de operações internacionais da Keeta, “a assistência de alta qualidade para restaurantes parceiros de todos os portes, incluindo as PMEs, oferecida por meio de tecnologia avançada e suporte humano dedicado, é um ponto forte da Keeta. Esse modelo permitiu construir um ecossistema robusto na China e agora será adaptado ao Brasil”.

Cadastro de restaurantes e treinamento de entregadores

Até o momento, mais de 700 restaurantes foram cadastrados para participar do projeto-piloto, abrangendo grandes redes como Sodiê, The Coffee, Seven Kings e Mania de Churrasco, além de estabelecimentos locais de destaque. Paralelamente, a empresa está treinando mais de 2 mil entregadores nas cidades litorâneas, garantindo que a operação inicial funcione com padrão de qualidade e segurança.

Essa fase inicial permitirá à Keeta testar sua tecnologia de gerenciamento de pedidos e logística, aprimorando o processo antes de expandir para mercados maiores, como a capital paulista.

Keeta e Meituan: expansão internacional e liderança no mercado

A Keeta é a marca internacional da Meituan, gigante chinesa líder no setor de entregas de refeições. A Meituan atende 770 milhões de pessoas por ano e realiza uma média de 80 milhões de pedidos diariamente, dominando o mercado de delivery na China. Além do Brasil, a Keeta atua em Hong Kong, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait e Emirados Árabes.

A chegada da Keeta ao Brasil também deve seguir o padrão agressivo que consolidou a Meituan na China, oferecendo promoções e descontos significativos para atrair consumidores e restaurantes, priorizando a conquista de mercado em vez do lucro imediato.

O mercado brasileiro de delivery e a guerra pela liderança

A entrada da Keeta ocorre em um cenário de forte competição. Atualmente, o iFood domina cerca de 80% do mercado brasileiro, enquanto a 99Food retornou recentemente às operações em São Paulo e Goiânia, com investimentos de R$ 1 bilhão em 2025.

A disputa ganhou uma nova frente esta semana, quando a Rappi solicitou participação em processo do Cade envolvendo a Keeta e a 99Food. A alegação é que cláusulas de exclusividade nos contratos da 99Food estariam impedindo restaurantes de manter relações comerciais com a Rappi, intensificando a guerra pelo mercado de delivery.