A revista britânica The Economist estampou nesta semana em sua capa o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o título “O que o Brasil pode ensinar aos EUA”. O foco está no julgamento em que ele responde por suposta tentativa de golpe de Estado, conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ilustração, Bolsonaro aparece com o rosto pintado com as cores da bandeira brasileira e usando um chapéu semelhante ao do “viking do Capitólio”, figura que marcou a invasão ao Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, episódio que envolveu apoiadores de Donald Trump.

A publicação dedica uma reportagem extensa à trajetória política brasileira recente e às acusações que pesam contra o ex-presidente e aliados. Em um segundo texto, de caráter opinativo, a revista analisa como o Brasil tem enfrentado ameaças à sua democracia em comparação com os EUA, ressaltando diferenças entre a resposta institucional brasileira e a americana após o ataque ao Capitólio.

The Economist diz que brasil dá “aula de maturidade democrática”

No editorial intitulado “Brasil oferece aos Estados Unidos uma lição de maturidade democrática”, a Economist afirma que a condução do processo penal contra Bolsonaro e seus apoiadores representa um contraste com a demora e a polarização que marcam a apuração dos ataques de 2021 nos EUA.

A publicação observa ainda que, para setores da esquerda norte-americana, a atuação da Justiça brasileira parece uma espécie de “fantasia”, já que o país vizinho ao norte ainda lida com entraves políticos e jurídicos em torno do caso Trump.

Veja a capa na íntegra:

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Pedro Gomes

Jornalista formado pela UniCarioca, com experiência em esportes, mercado imobiliário e edtechs. Desde 2023, integra a equipe do Melhor Investimento.